Livraria da Vila completa 40 anos e integra novo mapa das livrarias de rua de SP
A rede celebra quatro décadas e aposta nas livrarias como espaços de convivência e conexão entre leitores
Se nos tempos analógicos o público chegava às livrarias guiado por indicações literárias de jornais e revistas, hoje é comum observar leitores que buscam os títulos de sucesso da internet. É o que conta Takai Sales, Gerente de Marketing da Livraria da Vila.
A rede nasceu em uma loja na Vila Madalena, em 1985, e divide o ano de 40º aniversário com a VEJA SÃO PAULO. No decorrer de suas quatro décadas de história, a livraria ganhou projeção nacional e conta atualmente com 24 unidades no Brasil — sendo doze na capital paulista — e mais de 100 mil produtos, entre livros, itens de papelaria, jogos e brinquedos.
“É muito valioso interagir com diferentes públicos e conhecer novas formas de se relacionar com a literatura”, afirma Takai. Apesar da crescente influência digital no universo dos livros e das mudanças nos hábitos de leitura, Cordélia da Silva, funcionária da unidade da Rua Fradique Coutinho há quinze anos, destaca que a essência do espaço se mantém a mesma. “Sempre foi um ponto de encontro livreiro e um ambiente de trocas culturais intensas. É uma relação mútua: eu ofereço recomendações aos clientes e também aprendo muito com eles.”
Celebrando 40 anos, a rede ainda integra o Mapa das Livrarias de Rua de São Paulo, lançado nesta segunda-feira (24). O projeto cataloga 37 endereços literários na cidade com o objetivo de fomentar a leitura física, gerar conexões entre os leitores e registrar a história das livrarias de rua na capital paulista.
Publicado em VEJA São Paulo de 28 de novembro de 2025, edição nº 2972.
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Masp tem entrada gratuita neste domingo (30); confira exposições em cartaz
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Totò vai mudar para a Vila Nova Conceição 27 anos depois de sua fundação
‘O Filho de Mil Homens’ transborda poesia com Rodrigo Santoro em destaque





