Continua após publicidade

Jogo de várzea ganha exposição em SP

O esporte amador, praticado próximo aos rios da cidade, será tema de mostra que vai até 27 de abril no Museu do Futebol

Por Vanessa Barone
30 nov 2024, 11h29
exposição-vozes-da-várzea-no-museu-do-futebol
Exposição 'Vozes da Várzea' no Museu do Futebol, em São Paulo (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Plural, democrática e atemporal, a prática esportiva conhecida por futebol de várzea é uma tradição, que remete a uma São Paulo mais “rural” e muito menos caótica. Em Vozes da Várzea, que abriu sexta  (29) e fica em cartão até 27 de abril no Museu do Futebol, a prática, que ocorria às margens dos rios que cortam a cidade, é remontada por meio de imagens, textos, mapas, instalações audiovisuais e objetos. Com curadoria de Alberto Luiz dos Santos e Diego Viñas, a exposição é dividida em cinco sessões temáticas: Campos e Resistências; Lembrar é Resistir; Economia da Várzea; Chega pra Somar; e Culturas em Campo.

Em Campos e Resistências, o visitante acompanha a relação entre o crescimento de São Paulo e o futebol amador. Os primeiros registros da prática são da região da Várzea do Carmo, às margens do rio Tamanduateí. Com o avanço das construções, os terrenos utilizados ficaram cada vez mais escassos, empurrando a várzea para as áreas periféricas do município. Ao longo dessa trajetória, não faltou resistência. Criado em 1930, o Campo de Marte ainda abriga o campo de seis agremiações, após muita luta para evitar a extinção do espaço.

A seção Lembrar é Resistir traz personagens, times e campeonatos lendários da várzea paulistana, caso da agremiação Santa Marina Athlético Clube, fundada em 1913 no bairro da Água Branca. E também da Copa Kaiser, que se transformou no principal torneio amador da cidade em 1995 e, em 2009, chegou a ter duas séries com a presença de 400 times.

Uma instalação especial reúne dezenas de camisas dos times, de acervos dos curadores e de personalidades da várzea. Também é possível ouvir as músicas que animavam os churrascos após os jogos – outra tradição do esporte.

mostra-vozes-da-varzea-do-Museu-do-futebol
Instalação especial com camisas dos times, de acervos dos curadores e de personalidades da várzea. (Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

O Museu do Futebol tem mais de 500 registros relacionados ao futebol de várzea em São Paulo, incluindo times, pessoas, acervos e eventos. O material ajuda a mostrar as transformações pelas quais a prática amadora passou ao longo dos anos. No passado, o Desafio do Galo – uma das mais famosas competições – chegou a ser televisionado. Os terrenos simples estão dando lugar aos gramados sintéticos, mas a dedicação e o envolvimento das comunidades em torno do futebol de várzea persistem ao tempo.

Museu do Futebol. Praça Charles Miller, s/nª, Pacaembu. ☎ 3664- 3848. Ter. a dom., 9h/18h (entrada até 17h). R$ 24,00 (inteira). Grátis às terças-feiras e diariamente para crianças de até 7 anos. museudofutebol.org.br

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.