Itaú Cultural de SP realiza festival que promove cena artística estudantil
Evento homenageia Ermínia Silva, professora, historiadora e doutora da linguagem circense brasileira

Entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro, o Itaú Cultural promove a 7ª edição do festival a_ponte: cena do teatro universitário, projeto que tem como objetivo contribuir para a renovação da cena artística estudantil e aproximar os estudantes de artes cênicas das várias regiões do Brasil.
Neste ano, o evento homenageia Ermínia Silva, professora, historiadora e doutora da linguagem circense brasileira, que morreu em março de 2024.
A programação traz espetáculos, mesa de debate e vivências no Itaú Cultural e em outros centros culturais e espaços de formação, como o Circo no Beco, na Vila Madalena, o Teatro de Contêiner Mungunzá, em Santa Efigênia, além da UNESP, na Barra Funda.
Confira a programação:
27 de janeiro
20h, no Circo no Beco
#Ocupa_Beco: uma vivência artística
Participantes aprendem a confeccionar e manipular malabares feitos com itens comuns do dia a dia, como jornais e sacolas plásticas. Depois, é a hora do palco aberto, prática tradicional do coletivo, no qual o público pode se apresentar mostrando as habilidades aprendidas durante a oficina ou algum talento próprio. A noite termina com um espetáculo autoral do Circo no Beco, com artistas convidados e direção de Lúcio Maia. Não há distribuição de ingressos, basta chegar.
28 de janeiro
15h, no 9º andar do Itaú Cultural
Mesa de debate Mina e o Circo Brasileiro, com Alice Viveiros de Castro (RJ) e Daniel Lopes (SP)
Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início do debate, por ordem de chegada e sujeitos a lotação.
20h, na Sala Itaú Cultural
Espetáculo Na Lona de Benjamim, do Grupo Catappum (SP)
A história homenageia o legado do palhaço e de outros artistas negros circenses com samba, mágicas, números cômicos, teatro de revista e músicas do congado mineiro, terra natal de Benjamim. Os ingressos podem ser reservados a partir das 12h do dia 22 de janeiro no site do Itaú Cultural.
29 de janeiro
20h, no Teatro Reynuncio Lima, no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Espetáculo Sete verbos para manter corpo viva
Em cena, um elenco de 39 atores narra a trajetória da existência a partir de suas memórias, suas lutas, sonhos e desejos. Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, por ordem de chegada.
30 de janeiro
10h, na Sala Vermelha, no 3º andar do Itaú Cultural
Comunicação Oral 01 – Arte, territórios e ancestralidades
Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início, por ordem de chegada e sujeitos a lotação.
15h, na Sala Vermelha, no 3º andar do Itaú Cultural Comunicação Oral 02 – Pedagogias Teatrais
Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início, por ordem de chegada e sujeitos a lotação.
20h, no Teatro de Contêiner Mungunzá – Experimento cênico Favela de Barro, do Grupo Esquadrilha Marginália, de Cubatão, litoral de São Paulo
A peça, com música e dança, é dividida em quatro capítulos, cada um em referência a um elemento na natureza: fogo, água, ar e terra. Os ingressos, gratuitos, serão disponibilizados para reserva na plataforma Sympla a partir do dia 22 de janeiro, às 12h, e deverão ser retirados no local uma hora antes do início.
31 de janeiro
10h, no 9º andar do Itaú Cultural
Comunicação Oral 03 – Mulheridades, cena e resistência
Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início, por ordem de chegada e sujeitos a lotação.
15h, no 9º andar do Itaú Cultural
Comunicação Oral 04 – Processos contra-hegemônicos
Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início, por ordem de chegada e sujeitos a lotação.
20h, na Sala Itaú Cultural
Espetáculo “Benjamim, O palhaço negro”
Idealizado pelo ator, cantor e produtor carioca Isaac Belfort, o musical homenageia a trajetória e o legado de Benjamim de Oliveira, que se tornou um artista múltiplo, desenvolvendo inúmeras linguagens no picadeiro, da palhaçaria à música. Os ingressos podem ser reservados a partir das 12h do dia 22 de janeiro no site do IC.
O musical também faz uma sessão no dia seguinte, sábado, na sede da companhia Pombas Urbanas, em Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital paulista. Para essa apresentação, os ingressos são distribuídos uma hora antes do início, por ordem de chegada e sujeitos a lotação.
1 de fevereiro
17h, na sede do Pombas Urbanas
Espetáculo “Benjamim, O palhaço negro”
20h, na Sala Itaú Cultural
Espetáculo Circo Science, da Trupe Circus (PE)
O espetáculo faz outra sessão no IC no dia 2 de fevereiro. Os ingressos para ambas as apresentações podem ser reservados a partir das 12h do dia 22 de janeiro no site do Itaú Cultural.