Avatar do usuário logado
OLÁ,

Itaú Cultural de SP realiza festival que promove cena artística estudantil

Evento homenageia Ermínia Silva, professora, historiadora e doutora da linguagem circense brasileira

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 jan 2025, 16h38
Circo Science, que está em festival no Itaú Cultural
Circo Science, que está em festival no Itaú Cultural (Rogério Alves/Divulgação)
Continua após publicidade

Entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro, o Itaú Cultural promove a 7ª edição do festival a_ponte: cena do teatro universitário, projeto que tem como objetivo contribuir para a renovação da cena artística estudantil e aproximar os estudantes de artes cênicas das várias regiões do Brasil.

Neste ano, o evento homenageia Ermínia Silva, professora, historiadora e doutora da linguagem circense brasileira, que morreu em março de 2024.

A programação traz espetáculos, mesa de debate e vivências no Itaú Cultural e em outros centros culturais e espaços de formação, como o Circo no Beco, na Vila Madalena, o Teatro de Contêiner Mungunzá, em Santa Efigênia, além da UNESP, na Barra Funda.

Confira a programação:

27 de janeiro

20h, no Circo no Beco

#Ocupa_Beco: uma vivência artística

Participantes aprendem a confeccionar e manipular malabares feitos com itens comuns do dia a dia, como jornais e sacolas plásticas. Depois, é a hora do palco aberto, prática tradicional do coletivo, no qual o público pode se apresentar mostrando as habilidades aprendidas durante a oficina ou algum talento próprio. A noite termina com um espetáculo autoral do Circo no Beco, com artistas convidados e direção de Lúcio Maia. Não há distribuição de ingressos, basta chegar.

Continua após a publicidade

28 de janeiro 

15h, no 9º andar do Itaú Cultural

Mesa de debate Mina e o Circo Brasileiro, com Alice Viveiros de Castro (RJ) e Daniel Lopes (SP)

Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início do debate, por ordem de chegada e sujeitos a lotação.

20h, na Sala Itaú Cultural

Espetáculo Na Lona de Benjamim, do Grupo Catappum (SP)

Continua após a publicidade

A história homenageia o legado do palhaço e de outros artistas negros circenses com samba, mágicas, números cômicos, teatro de revista e músicas do congado mineiro, terra natal de Benjamim. Os ingressos podem ser reservados a partir das 12h do dia 22 de janeiro no site do Itaú Cultural.

29 de janeiro

20h, no Teatro Reynuncio Lima, no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Espetáculo Sete verbos para manter corpo viva

Em cena, um elenco de 39 atores narra a trajetória da existência a partir de suas memórias, suas lutas, sonhos e desejos. Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, por ordem de chegada.

30 de janeiro

10h, na Sala Vermelha, no 3º andar do Itaú Cultural

Continua após a publicidade

Comunicação Oral 01 – Arte, territórios e ancestralidades

Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início, por ordem de chegada e sujeitos a lotação.

15h, na Sala Vermelha, no 3º andar do Itaú Cultural Comunicação Oral 02 – Pedagogias Teatrais

Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início, por ordem de chegada e sujeitos a lotação.

20h, no Teatro de Contêiner Mungunzá – Experimento cênico Favela de Barro, do Grupo Esquadrilha Marginália, de Cubatão, litoral de São Paulo

Continua após a publicidade

A peça, com música e dança, é dividida em quatro capítulos, cada um em referência a um elemento na natureza: fogo, água, ar e terra. Os ingressos, gratuitos, serão disponibilizados para reserva na plataforma Sympla a partir do dia 22 de janeiro, às 12h, e deverão ser retirados no local uma hora antes do início.

31 de janeiro

10h, no 9º andar do Itaú Cultural

Comunicação Oral 03 – Mulheridades, cena e resistência

Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início, por ordem de chegada e sujeitos a lotação.

15h, no 9º andar do Itaú Cultural

Comunicação Oral 04 – Processos contra-hegemônicos

Continua após a publicidade

Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início, por ordem de chegada e sujeitos a lotação.

20h, na Sala Itaú Cultural

Espetáculo “Benjamim, O palhaço negro”

Idealizado pelo ator, cantor e produtor carioca Isaac Belfort, o musical homenageia a trajetória e o legado de Benjamim de Oliveira, que se tornou um artista múltiplo, desenvolvendo inúmeras linguagens no picadeiro, da palhaçaria à música. Os ingressos podem ser reservados a partir das 12h do dia 22 de janeiro no site do IC.

O musical também faz uma sessão no dia seguinte, sábado, na sede da companhia Pombas Urbanas, em Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital paulista. Para essa apresentação, os ingressos são distribuídos uma hora antes do início, por ordem de chegada e sujeitos a lotação.

1 de fevereiro 

17h, na sede do Pombas Urbanas

Espetáculo “Benjamim, O palhaço negro”

20h, na Sala Itaú Cultural

Espetáculo Circo Science, da Trupe Circus (PE)

O espetáculo faz outra sessão no IC no dia 2 de fevereiro. Os ingressos para ambas as apresentações podem ser reservados a partir das 12h do dia 22 de janeiro no site do Itaú Cultural.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.