Oito invenções que Leonardo da Vinci pensou antes de todo mundo
De escafandro a tanque de guerra, confira na Fiesp peças projetadas pelo pintor e cientista italiano. Dá até para manusear
A habilidade com os pincéis fizeram a fama de Leonardo da Vinci (1452-1519). Mas o autor de Mona Lisa também foi um grande criador de projetos mirabolantes. Desenhou, por exemplo, engenhocas para guerra, peças para a indústria e pensou em objetos que voam.
Em 1952, quando se comemorou os 500 anos de nascimento do artista, engenheiros do Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci de Milão, na Itália, construíram protótipos de seus projetos que, em sua maioria, nunca haviam saído do papel.
O público pode conferir quarenta dessas peças, além de manusear outras dez obras interativas que integram a exposição A Natureza da Invenção, em cartaz no Centro Cultural Fiesp. Saiba mais sobre oito criações que comprovam o lado visionário do artista italiano.
+Experiência Escher leva obras interativas ao Shopping JK Iguatemi
+Avenida 23 de Maio terá corredor de grafite com 5,8 quilômetros
1. Tanque de Guerra – O projeto foi inspirado nas tartarugas e consistia em uma estrutura metálica com rodinhas. Esses veículos carregariam canhões que pudessem disparar em várias direções.
2. Escafandro de mergulho – O objetivo não tinha nada a ver com a observação de peixinhos. Da Vinci queria viabilizar a permanência de soldados debaixo da água para que eles pudessem atacar navios sem serem vistos. Ele até bolou um saquinho de couro para que os homens pudessem urinar.
3. Arma automática – Com alto potencial destruidor, o aparato seria composto de três fileiras com 33 canos explosivos, que seriam carregados automaticamente quando girados. O projeto foi batizado de espingarda de órgão pela semelhança com o instrumento musical encontrado nas igrejas.
4, Sistema de roldanas – Da Vinci fez diversos estudos em que testava a capacidade das roldanas de aliviar a força necessária para o movimento.
5. Nave voadora – O cientista e pintor foi um grande observador da natureza e se inspirou na anatomia das aves para desenvolver sua “nave voadora”.
6. Cardadeira – O funcionamento consiste em pentear diferentes fibras, como o linho e a lã, até que elas se tornem fios. São máquinas amplamente utilizadas desde a revolução industrial pelas empresas têxteis.
7. Guindaste – Para a construção da cúpula da Catedral Santa Maria de Fiori, em Florença, Da Vinci desenvolveu uma grua para carregar as pedras da obra.
8. Parafuso aéreo – O objeto de madeira foi pensado para ser movimentado por quatro homens. Ao ser girado bem rápido, o equipamento em formato de parafuso alçaria voo.