Continua após publicidade

Mostra do MIS explora os bastidores dos sets de Alfred Hitchcock

Exposição sobre o cineasta inglês conta com mais de 400 itens e instalação interativa de 'Psicose'

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 fev 2020, 16h00 - Publicado em 13 jul 2018, 06h00
O diretor com cena de 'Os Pássaros', de 1963: ele tinha um estilo centralizador (Alfred Hitchcock Papers, Margaret Herrick Library, Academy of Motion Pictures And Sciences/Veja SP)
Continua após publicidade

Mestre do suspense, o cineasta inglês Alfred Hitchcock (1899-1980) tem sua filmografia destrinchada na nova exposição do MIS, com inauguração prometida para esta sexta (13). Orçada em 1,25 milhão de reais, a mostra segue a pegada pop difundida pelo ex-diretor do museu e atual secretário municipal de Cultura, André Sturm, que assina a curadoria.

Apesar do grande número de itens em exibição — mais de 400 peças, entre storyboards, croquis de figurinos, cartazes e fotos —, não se trata de uma reunião de relíquias. “Nosso foco é explorar o seu método de fazer filme”, enfatiza Sturm. Ao contrário de O Mundo de Tim Burton, de 2016, que teve o conceito em parte importado de Nova York, a montagem agora é totalmente nacional.

Detalhes dos bastidores das gravações do filme Festim Diabólico_1948_Acervo Marc Wanamaker Bison Archives Hollywood California.jpg
Gravação de ‘Festim Diabólico’ (1948), filmado quase sem cortes: um dos focos da exposição de 1,25 milhão de reais (Acervo Marc Wanamaker Bison Archives, Hollywood, California/Veja SP)

Para compor o clima misterioso, dois andares foram divididos em dezessete núcleos, cada um correspondente a um longa-metragem. A iluminação amarelada e a recriação de sets prometem provocar um frio na espinha. No ambiente que deve ser o mais concorrido, o cenário do clássico Psicose (1960) terá direito à banheira na qual a secretária Marion Crane, interpretada por Janet Leigh, foi assassinada. Ela fará parte de uma instalação interativa, mantida em segredo para evitar spoilers.

Continua após a publicidade

Centralizador, Hitchcock supervisionava todas as etapas de produção. “Ele elaborava o filme inteiro na cabeça”, aponta o pesquisador Carlos Primati. Quase quarenta anos depois da morte do inglês, elementos de suas produções se mantêm atuais. “A sombra projetada na cortina em Psicose é uma marca replicada até hoje”, diz Sturm.

Carta de criança sobre propaganda do filme Os Pássaros_ Crédito Margaret Herrick Library, A.M.P.A.S.JPG
Carta sobre ‘Os Pássaros’ (Margaret Herrick Libray/Veja SP)

Se nos filmes pessoas comuns se metiam em enrascadas, quem passear pela montagem também vai ter o gostinho de perder o controle e dar de cara com o inesperado. Os acessos aos ambientes serão feitos por inúmeras portas. “Algumas são falsas”, entrega o croata naturalizado brasileiro Marko Brajovic, diretor artístico. “O suspense das telas será transportado para o percurso, que terá a sensação de um labirinto.”

Continua após a publicidade
Desenho de figurino para personagem de Kim Novak no filme Um corpo que cai_1958_Edith Head Papers, Biblioteca Margaret Herrick, AMPAS.jpg
Croqui de figurino de ‘Um Corpo que Cai’: mais de 400 itens foram garimpados (Divulgação/Veja SP)

Divulgação aterrorizante

Confira alguns dos cartazes dos filmes que estarão em exibição nos dezessete núcleos dos dois andares

Continua após a publicidade

Um Corpo que Cai. A saga do detetive interpretado por James Stewart teve tom cadavérico no cartaz criado pelo polonês Roman Cieslewicz.

Pôster do filme Um corpo que cai (Polônia)Vertigo, 1958_Crédito Margaret Herrick Library, A.M.P.A.S.jpg
(Margaret Herrick Libray/Veja SP)

Festim Diabólico. O filme, sobre um jantar sádico com direito a cadáver no baú, ganhou representação gráfica da cubana Giselle Monzón.

Continua após a publicidade
Pôster do filme Festim Diabólico_Rope_1949(Cuba) Crédito Margaret Herrick Library, A.M.P.A.S.jpg
(Margaret Herrick Libray/Veja SP)

Os Pássaros. No pôster italiano, a trama de terror calcada no ataque de aves ganhou cores vibrantes e retratos, inclusive o de Hitchcock.

gli_uccelli__birds_100x75.5 (1).jpg
(Margaret Herrick Libray/Veja SP)

Hitchcock — Bastidores do Suspense. MIS. Avenida Europa, 158, Jardim Europa. Terça a sábado, 10h às 21h; domingo e feriados, 9h às 19h. R$ 12,00 (bilheteria) e R$ 20,00 (IR). Grátis às terças. Até 21 de outubro.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.