Filme “Carlota Joaquina” volta aos cinemas depois de 30 anos
A partir de agosto, o público poderá assistir a obra que reinaugurou o cinema nacional nos anos 90

“Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” será relançado em agosto. A obra marcou o cinema nacional nos anos 90, com uma crítica bem-humorada à formação brasileira. O sucesso volta às telas após 30 anos em versão remasterizada 4K.
Sinopse
Lançado originalmente em 1995, a obra conta a história da infanta espanhola Carlota Joaquina, que é prometida a D. João VI aos 10 anos. Ela é obrigada a ir para Portugal e se decepciona quando encontra seu prometido.
Com a morte de D. José, o casal herda a coroa portuguesa, mas resolvem fugir com medo do exército de Napoleão e da Revolução Francesa. O destino escolhido é o Brasil, colônia de Portugal.
A história se desenvolve com a chegada da família à colônia. Carola e D. João VI geram muitos filhos e confusão no território.
Dirigido por Carla Camurati, o longa reflete com humor e crítica a formação e colonização brasileira. Ela também retrata, sem romantizar, como era a coroa portuguesa.
“É uma emoção profunda saber que meu primeiro longa vai reencontrar o público no cinema. Revendo-o hoje, percebo que continua pulsando com força surpreendente. A crítica e o tom satírico, que já eram ousados na época, talvez sejam ainda mais compreendidos pelas novas gerações”, declarou Carla em entrevista para a Rolling Stones.
O elenco leva nomes como Marieta Severo (Carlota), Marcos Palmeira (D. Pedro I), Marco Nanini (D. João VI), Antônio Abujamra (Conde de Mata-Porcos) e Vera Holtz (Maria Luísa de Parma).
Onde assistir?
O longa estará disponível a partir do dia 14 de agosto em 30 cidades brasileiras, com patrocínio da Petrobras. As sessões serão liberadas em breve.
Mais informações no site https://www.ingresso.com/filme/carlota-joaquina-princesa-do-brazil-relancamento?city=rio-de-janeiro&partnership=home