Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Festival Saudosa Maloca celebra 147 anos do Bela Vista e Bixiga com samba

Velha Guarda do Vai-Vai, Demônios da Garoa e Roda Saudosa comandam a festa no Galpão da Vila Itororó

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 out 2025, 14h35 - Publicado em 11 out 2025, 13h26
x
Roda samba promovida pela Casa Mestre Ananias acontecem aos sábados (Foto Gabriel Borba) (Vila Itororó/Divulgação)
Continua após publicidade

O bairro da Bela Vista, na região central de São Paulo, onde fica o Bixiga, completa 147 anos neste mês de outubro e será homenageado com um festival de música. O Galpão da Vila Itororó recebe a 3ª edição do Festival de Samba Saudosa Maloca, que reúne nomes históricos do samba paulistano para reverenciar um dos bairros mais tradicionais da cidade.

A  programação tem participações especiais e representativas para o tradicional bairro da capital paulista. Além da “anfitriã” Roda Saudosa, os bambas locais da Velha Guarda Musical do Vai-Vai, o lendário conjunto Demônios da Garoa e a DJ Lia Macedo.

O loteamento do local onde atualmente se localiza o bairro da Bela Vista teve início no dia 1º de outubro de 1878 pelas mãos do imperador dom Pedro 2º. À época, a região abrigava uma extensa área rural chamada de Campos do Bexiga, que pertenciam, até o ano de 1870, a Antônio José Leite Braga, que tinha este apelido por ter o rosto marcado pela varíola.

Outro ponto histórico relevante do bairro foi o Quilombo da Saracura, situado na localidade onde, em 1930, surgiria o Cordão Carnavalesco e Esportivo Vae-Vae, o atual Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai.

Continua após a publicidade

Ao longo dos tempos, a Bela Vista abrigou uma grande comunidade de imigrantes italianos, a maior parte deles vindos da região da Calábria, bem como de migrantes das regiões Norte e Nordeste. Atualmente, o bairro abriga o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) e tem atraído uma imigrantes de países africanos, como Angola, Nigéria e República Democrática do Congo.

Deste caldeirão cultural, o samba é, sem dúvidas, umas das expressões mais representativas e presentes no bairro, sendo a Escola de Samba Vai-Vai motivo de identificação e orgulho para os moradores e frequentadores do Bixiga.

A roda de samba ainda contará com a presença de Aldo Bueno, cantor e compositor ligado ao bairro e que chegou até mesmo a morar na Vila Itororó.

Continua após a publicidade

Confira a programação

14h Abertura da casa com a DJ Lia Macedo

15h Apresentação da Velha Guarda Musical do Vai Vai

16h Apresentação dos Demônios da Garoa

Continua após a publicidade

18h Apresentação da Roda Saudosa

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja São Paulo* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de R$ 39,99/mês