Festival Internacional de Luzes chega a São Paulo com drones, lasers e projeções
De 22 de agosto a 6 de setembro, o evento iluminará o Beco do Batman, o Monumento às Bandeiras e a Avenida Paulista

O vibrante cenário noturno da capital paulista ganhará ainda mais luz e movimento. De 22 de agosto a 6 de setembro, a cidade receberá o Festival Internacional de Luzes de São Paulo, com drones, lasers, projeções e vídeo mappings que iluminarão o céu e os edifícios paulistanos.
Gratuito e realizado em espaços públicos, o evento já teve cinco edições na capital. Neste ano, o Festival redesenhará as paisagens do Beco do Batman, do Monumento às Bandeiras e da Avenida Paulista com criações inéditas de nove artistas nacionais e internacionais. Confira a programação:
Beco do Batman
Nos dias 22 e 23 de agosto, instalações de vídeo mapping e lasers ocuparão o Beco do Batman, iluminando uma das maiores galerias de arte ao ar livre de São Paulo.

Nesta primeira etapa, a colombiana Karen Palacios apresenta CUERPOS DE LUZ, projeção mapeada sobre fachadas do Beco. Já a paulista Koral Alvarenga, que combina 3D e inteligência artificial em suas criações, mostra METAMEKA, uma videoarte em que diálogos provocativos entre artista e máquinas refletem sobre a transição da humanidade para um novo estado de existência. A pintora paulista Marina Caverzan monta a instalação indoor IX CHEL na garagem da galeria Ziv, onde explora luz e cáustica: reflexo e refração da passagem da luz através de vidros.
Monumento às Bandeiras
Na semana seguinte, em 30 e 31 de agosto, o Festival chega ao Monumento às Bandeiras, que será transformado em um espetáculo de projeção mapeada. Na área ao lado, terá ainda uma coreografia aérea inédita com 300 drones e a ocupação de toda Praça Armando de Sales Oliveira com instalações de vídeo mapping, luz e lasers.

O Monumento às Bandeiras será transformado por um espetáculo de vídeo mapping e lasers sobre a história da formação artística e cultural brasileira. De autoria da Visualfarm, a obra terá trilha sonora exclusiva criada para as apresentações. O espetáculo tem cerca de 20 minutos de duração e será apresentado continuamente das 19h às 23hs.
Avenida Paulista
Para encerrar o evento, em 5 e 6 de setembro, a Avenida Paulista recebe a Ocupação Paulista, com intervenções luminosas na Praça dos Arcos, projeções mapeadas nas três empenas do Boulevard das Artes e intervenções em outros pontos da região.

As empenas-fachadas que formam o Boulevard das Artes — a galeria de arte digital a céu aberto no encontro da Paulista com a Rua da Consolação — receberão projeções mapeadas assinadas pelos artista franco-camaronês Fred Ebami. Suas projeções digitais fundem pop art e herança afro-atlântica, exibindo retratos digitalizados de habitantes paulista de zonas periféricas.