Veja a programação do Festival Contemporâneo de Dança
Espetáculos são encenados na Galeria Olido, Caixa Cultural e CCBB

Com 21 apresentações de artistas vindos da Martinica, Argentina, Estados Unidos, Holanda e de diversos estados brasileiros, a quinta edição do Festival Contemporâneo de Dança (FCD) ocorre em três locais: Galeria Olido, Caixa Cultural da Sé e Centro Cultural Banco do Brasil. Com entrada gratuita, a programação se estende até 18 de novembro.
O objetivo do festival – que tem curadoria de Adriana Grechi e direção de Amaury Cacciacarro Filho – é trazer artistas que atualmente imprimem novas direções à dança contemporânea. Por conta disso, o FCD traz pela primeira vez ao Brasil dois nomes com longa trajetória na cena experimental europeia e nova-iorquina: o dramaturgo holandês Robert Steijne e a performer Maria Hassabi, cipriota radicada nos Estados Unidos.
Outros destaques são o coreógrafo sueco Jefta Van Dinther e o mineiro Marcelo Gabriel, que é diretor, ator, dançarino e escritor e foi duas vezes premiado pela APCA (1995-1996). Ambos também participaram do FCD de 2011. Compõem ainda o festival o argentino Luis Garay e os brasileiros Wagner Schartz, Elisabete Finger, Sheila Ribeiro, Fernando Belfiore e Clarice Lima.
Confira o que ainda está em cartaz na programação do Festival Contemporâneo de Dança:
Dias 17 e 18 de novembro, sábado e domingo, às 16h
Árvores – Clarice Lima (Brasil)
O trabalho surge como desejo de enraizamento na cidade. Os bailarinos vestem o mesmo figurino e ficam de cabeça para baixo, quase como árvores.
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Dias 16, 17 e 18 de novembro, sexta e sábado às 19h30 e domingo às 18h
Robert and Maria – Maria Hassabi (Estados Unidos) e Robert Steijn (Holanda)
Neste primeiro dueto criado pela dupla, eles se perguntam onde as diferenças externas encontram semelhanças internas. Esta é a primeira vez que os dois artistas, consagrados internacionalmente, pisam em terras brasileiras para se apresentar.