Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Festival Cine Inclusão 60+ discute etarismo e envelhecimento

Mostra começa neste sábado no Espaço Petrobras de Cinema em São Paulo

Por Agência Brasil
23 ago 2025, 17h20
cine-inclusao
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Apresentação de filmes que discutem o envelhecimento e o etarismo é a proposta do Festival Cine Inclusão 60+, que chega neste ano à sua quinta edição. A mostra é a única do país dedicada exclusivamente ao público 60+ nas áreas de difusão, capacitação e produção audiovisual e pretende reforçar a ideia de que o envelhecimento pode transformar o audiovisual e a sociedade.

A partir deste sábado (23), o festival vai apresentar 28 curtas-metragens nacionais e latino-americanos que valorizem obras que tragam pessoas idosas como seu tema central, seja como protagonistas ou como criadoras.

Além de apresentar novos olhares sobre o envelhecimento, a curadoria desta edição buscou apresentar uma diversidade de gêneros, formatos e origens, reunindo produções brasileiras e de outros países latino-americanos como Argentina, Uruguai, Costa Rica, Panamá e Equador.

O evento é gratuito e segue até o dia 31 de agosto na cidade de São Paulo e no distrito de Sousas, em Campinas. Na capital paulista, as sessões serão realizadas no Espaço Petrobras de Cinema, no Cine Bijou e no Cine Favela.

Festival

O festival é dividido em três grandes mostras. A primeira delas é a Competitiva e que apresenta obras vindas de sete estados brasileiros, que tratam sobre envelhecimento.

Continua após a publicidade

Já a Mostra 60+ em Ação apresenta produções feitas por pessoas com mais de 60 anos. “A Mostra 60+ em Ação traz um olhar de documentaristas mais vividos, que nos apresentam nosso querido e combalido Brasil. Não é sempre que temos a oportunidade de saber como são estas diversas perspectivas de nosso país”, ressaltou Imara.

A última mostra é a Latina 60+, que é apresentada pela primeira vez no festival e traz filmes de países como Argentina, Uruguai, Costa Rica, Panamá e Equador, fruto de uma parceria com o Festival Internacional de Cine sobre Envejecimiento, em Montevidéu.

Abertura e encerramento

Na sessão de abertura, que está marcada para a manhã deste sábado no Espaço Petrobras de Cinema, serão apresentados os curtas Nação Comprimido, de Bruno Tadeu, que acompanha um militante gay que decide criar o primeiro lar de idosos LGBTQIA+ do Brasil, e A.Mare, de Rodrigo Campo, que resgata memórias de imigrantes italianos no interior paulista durante a ditadura militar.

Continua após a publicidade

Para a sessão de encerramento do festival, no Espaço Petrobras, na manhã do dia 31 de agosto, estará em exibição o curta Esta Noite Seremos Felizes, de Diego dos Anjos, uma história de amor entre duas pessoas (Bete Mendes e Othon Bastos) que se encontram toda semana em um baile para viver momentos de romance e fantasia. Nesta mesma sessão, serão apresentados curtas que foram produzidos durante oficinas de cinema com pessoas acima dos 60 anos.

A programação ainda prevê rodas de conversa e oficinas de cinema para pessoas idosas de territórios periféricos. Mais informações sobre o festival e a sua programação podem ser acessados pelo site do festival.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês