Festival Cidade da Cultura movimenta SP com atrações internacionais em julho
Evento multidisciplinar que reúne atrações de mais de 20 países em uma programação com arte, música, literatura, performance e outras

Até o dia 31 de julho, São Paulo recebe o Festival Cidade da Cultura, evento multidisciplinar que reúne atrações de mais de 20 países em uma programação que combina arte, música, literatura, performance, circo e debates sobre mercado cultural. Com mais de 150 espaços envolvidos — incluindo 35 galerias de arte, 25 livrarias e 30 casas de show —, o festival aposta no intercâmbio cultural internacional para colocar a produção brasileira em diálogo com o mundo.
Na área internacional, o evento traz a premiada House of Oz, da Austrália, com espetáculos como “Ten Thousand Hours”, da companhia acrobática Gravity & Other Myths, e “Triptych”, do coreógrafo Lewis Major, além da instalação “Golden Monkey”, da artista Lisa Roet.
A programação inclui ainda o espanhol Alex Pachón, que selecionará dançarinos brasileiros para um festival na Espanha, e a artista indígena Julieth Morales, da Colômbia, com exposição e performance em São Paulo após passagem por Inhotim, em Minas Gerais.
Outros destaques internacionais incluem o lançamento do livro do cubano Leonello Abello Mesa, exposições sobre os povos originários da Finlândia, mesas literárias sobre autores da Hungria, Peru e Armênia, além de eventos de mercado com representantes da Coreia, Suíça, Espanha, Irlanda e Alemanha.
Criado pelo produtor Marcelo Sollero, o festival articula projetos como o Corpo em Performance (dança, circo, teatro), Jam Brasil (música), Arena da Palavra (literatura), Arte em Circuito (artes visuais), Areninha (infantil) e Diplomacia Cultural, focado em trocas internacionais e cooperação.
Galerias, bairros e transporte guiado
O Arte em Circuito promove visitas guiadas a galerias de arte em bairros como Barra Funda, Centro, Paulista, Vila Madalena e Pinheiros, com apoio de transporte e mediação especializada. Ao todo, mais de 40 espaços estarão abertos ao público com exposições, performances e encontros com artistas.
Literatura nas livrarias
Já o Arena da Palavra transforma livrarias em palcos de debates e lançamentos, com destaque para a Casa de Cuba (livraria Ponta de Lança) e outros pontos espalhados pela cidade. Em cada espaço, um autor-livreiro conduz o público em conversas inspiradas nas obras escolhidas.
Música autoral e jazz pela cidade
Na música, o Jam Brasil levará shows de jazz e MPB a bares e casas noturnas como Barletta, Raiz Club, TonTon Jazz, Miles Wine, Drosophyla Bar, entre outros, com 18 apresentações ao longo do mês. A proposta é mostrar a potência da cena musical paulistana em uma curadoria afetiva e descentralizada.
Confira toda a publicação do festival aqui.