Exposições que atravessam o ano e valem a visita em 2025

Confira oito mostras de arte que marcaram 2024 e continuam em cartaz no novo ano

Por Ana Mércia Brandão
27 dez 2024, 10h00
flávia-junqueira-fiesp
Foto do Parque Lage, no Rio de Janeiro, ocupado por balões: da artista Flávia Junqueira, no Centro Cultural Fiesp (Flávia Junqueira/Divulgação)
Continua após publicidade

O ano está acabando, mas os principais museus e instituições de cultura da capital paulista continuam exibindo algumas de suas principais exposições, que seguem até 2025. Confira abaixo. Os espaços estarão fechados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Gabriel Massan: Terceiro Mundo, a dimensão descoberta

Na Pina Contemporânea, os visitantes têm mais dois meses para visitar essa exposição interativa, que segue até 2 de fevereiro. Individual do artista que já trabalhou com Madonna, a mostra traz um jogo de videogame ambientado em um universo criado por Massan para trabalhar o tema do colonialismo. Há quatro estações de jogos disponíveis para o público, que também pode assistir aos outros jogarem.

Caipiras: das derrubadas à saudade

No prédio da Pinacoteca Luz, fica em cartaz até 9 de março e apresenta obras clássicas de Almeida Júnior, um dos principais nomes da arte brasileira do século XIX, como Saudade, Caipira picando fumo, Amolação interrompida e O Violeiro.

almeida-junior-o-violeiro
‘O Violeiro’, de Almeida Júnior (Pinacoteca de São Paulo/Divulgação)

38º Panorama de Arte Brasileira 

O Panorama de Arte Brasileira, tradicional exposição bienal do Museu de Arte Moderna, em 2024, levou sua 38ª edição ao Museu de Arte Contemporânea, onde segue até o dia 26 de janeiro. Sob o título Mil Graus, 34 artistas de dezesseis estados apresentam obras norteadas pelo sentido de transformação, física ou metafísica.

panorama-da-arte-brasileira-paulo-nimer-pjota
Painel com cinco telas inéditas de Paulo Nimer Pjota, um dos artistas em cartaz (Leo Martins/Veja SP)
Continua após a publicidade

Línguas africanas que fazem o Brasil

Nessa mostra, o Museu da Língua Portuguesa revela a influência dos povos da África na nossa comunicação. Com curadoria do músico e filósofo baiano Tiganá Santana, a exposição fica em cartaz até o dia 9 de fevereiro.

O Cinema de Billy Wilder

O Museu da Imagem e do Som (MIS) estende até 26 de janeiro a exibição de O Cinema de Billy Wilder, exposição em homenagem ao cineasta responsável por clássicos do cinema americano, como Crepúsculo dos Deuses (1950), vencedor de três prêmios Oscar, e Quanto mais quente melhor (1959). A mostra tem recriação de cenários, fotografias de bastidores, objetos de cena, figurinos originais e depoimentos em vídeo de pessoas que conviveram com o diretor.

marylin-monroe-o-pecado-mora-ao-lado
Cena emblemática de ‘O Pecado Mora Ao Lado’, com Marilyn Monroe: a atriz foi uma das musas do diretor (Coleção Marc Wanamaker/Bison Archives/Hollywood C/Divulgação)

Um defeito de cor

A mostra baseada no romance homônimo de Ana Maria Gonçalves, vai até o dia 26 de fevereiro no Sesc Pinheiros. No Carnaval de 2024, o livro foi inspiração para o enredo da Portela. O romance histórico tem como protagonista a africana Kehinde, ou Luisa Mahin, mãe do abolicionista Luiz Gama, e sua história de luta por liberdade. A mostra tem obras de 131 artistas, que traduzem a trajetória do livro em imagens. O espaço também fica fechado no dia 30 de dezembro.

Continua após a publicidade

Ocupação Oswald de Andrade

A Ocupação Oswald de Andrade, no Itaú Cultural, reúne mais de 160 itens, entre fotos, objetos, cartas, primeiras edições de livros e panfletos da vida política do idealizador da Semana de Arte Moderna de 1922. Fica em cartaz até 23 de fevereiro.

ocupação-oswald-de-andrade
Panfleto da candidatura de Oswald de Andrade a deputado federal (Cedae/Unicamp/Divulgação)

Centro Cultural Fiesp

Extasia, no Centro Cultural Fiesp, perpassa os últimos cinco anos de produção da paulistana Flávia Junqueira. A artista ficou conhecida pelas fotos em edifícios icônicos preenchidos com dezenas de balões, como o Real Gabinete Português de Leitura e o Parque Lage, no Rio de Janeiro, as quais estão em cartaz. A mostra ocorre até 26 de janeiro.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.