Exposição no MIS marca os 60 anos da Jovem Guarda

Um dos movimentos culturais mais importantes dos anos 1960, no Brasil, nasceu do programa musical conduzido por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa

Por Vanessa Barone
Atualizado em 12 fev 2025, 15h08 - Publicado em 12 fev 2025, 14h34
Jovem-guarda-faz-60-anos
O trio da Jovem Guarda: influência na música, na moda e no comportamento (Reprodução Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

Uma exposição especial no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo vai marcar o aniversário de um dos movimentos culturais mais importantes dos anos 1960, no Brasil: a Jovem Guarda. Programa musical exibido pela TV Record, de 1965 a 1968, ele reuniu a nata da música jovem da época, sob o comando de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. A mostra Jovem Guarda 60 anos abre no dia 27 de fevereiro e tem curadoria de André Sturm, diretor-geral do MIS.

Composta por diversos álbuns, pôsteres, fotografias, capas de revistas, matérias de jornais e objetos pessoais de alguns membros do movimento, a mostra recupera a energia do programa musical que era mais do que uma reunião de músicos e pautou costumes, hábitos, moda e até uma linguagem própria, rapidamente absorvida e disseminada pelos jovens da época.

Ao longo do percurso da exposição, dividida em sete espaços, o visitante poderá ver itens raros, como o primeiro disco lançado por Roberto Carlos, com o hit assumidamente rock ‘n roll Splish Splash. A mostra traz ainda trechos em vídeo e cartazes dos filmes da época, responsáveis por reforçar a estética geral do movimento, como a trilogia composta por Roberto Carlos em ritmo de aventura (1968), Roberto Carlos e o diamante cor-de-rosa (1970) e Roberto Carlos a 300km por hora (1971), dirigidos por Roberto Farias.

A exposição é pautada na coleção do jornalista Washington Morais, um grande entusiasta do tema e detentor de um dos maiores acervos privados do Brasil sobre o período. Ao longo dos últimos 30 anos, foi responsável por conectar todos os personagens envolvidos da produção musical das décadas de 1950, 1960 e 1970. Washington apurou com artistas, produtores e empresários todos os detalhes da fase, fazendo uma expressiva arqueologia histórico-social do movimento de música jovem no Brasil e no mundo.

Jovem Guarda 60 anos. MIS | Avenida Europa, 158, Jardim Europa. Tel.: 2117-4777. Terça à sexta, das 10h às 19h. Sáb., das 10h às 20h. Dom., das 10h às 18h. R$ 30 (gratuito às terças). Livre

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.