Exposição “Looking at Listening” mexe com sensações do público
Obras de Sergei Tcherepnin e Ei Arakawa são painéis de metal equipados com alto-falantes
Em exposição na Casa Modernista desde o dia 7 de setembro, o artista multimídia norte-americano Sergei Tcherepnin monta a instalação “Looking at Listening”, criada a partir de uma parceria com o japonês Ei Arakawa.
A mostra, que é gratuita, consiste em seis painéis de metal – dos quais cinco estarão pendurados nas paredes e outro maior, no chão – equipados com alto-falantes, o que torna a experiência sensorial do público mais ampla e interativa. A exposição fica até o dia 9 de dezembro.
Sergei Tcherepnin é compositor, músico e artista e explora a materialidade do som e seus efeitos físicos e psicológicos no ouvinte. As ações performáticas e instalações de Ei Arakawa possuem caráter colaborativo e improvisado. Juntos, e com participantes provenientes de uma grande associação de amigos artistas, criam performances e instalações que transcendem os limites de uma única mídia.
Oscilando entre som, performance, escultura e pintura, seus trabalhos buscam envolver o espectador como participante em uma proposta artística intensiva e efêmera.
Parte da programação da 30ª Bienal de São Paulo, a Casa Modernista – junto com a Casa do Bandeirante e a Capela do Morumbi – é um dos elementos de interligação da mostra no Parque Ibirapuera com o Museu da Cidade de São Paulo.