Continua após publicidade

Exposição celebra legado de italianos na arquitetura paulista

Mostra, que acontece no Centro Histórico, também marca os 150 anos da imigração italiana

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 Maio 2024, 16h33

O saguão da sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) abriga a exposição Arquitetura italiana no estado de São Paulo a partir desta quinta-feira (16).

A mostra celebra o legado de arquitetos italianos e descendentes de italianos na produção arquitetônica paulista, responsáveis por prédios como o do Museu do Ipiranga, construído pelo italiano Luigi Pucci com projeto do arquiteto Tommaso Gaudenzio Bezzi.

A exposição, que fica em cartaz até o dia 2 de agosto, também comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil e tem curadoria das arquitetas e urbanistas Ana Carolina Gleria Lima e Maria Rita Amoroso e da artista plástica e historiadora Beatriz Piccolotto Bueno.

Serão exibidos, no saguão do CAU/SP, painéis com projetos, imagens e fotografias dos arquitetos homenageados, abordando obras entre o final do século XIX e início do século XX.

A abertura, nesta quinta, contará com uma programação de palestras e rodas de conversa das 10h às 13h. Veja abaixo:

  • 10h – Abertura, com presença de Domenico Fornara, do Consulado Geral da Itália em São Paulo, da presidente do CAU/SP, Camila Moreno de Camargo, do coordenador da Comissão de Relações Internacionais CAU-SP (CRI),  Rafael D’Ambrozio, e do superintendente do IPHAN/SP, Danilo Nunes;
  • 10h30 – Plataforma on-line: arquitetura italiana no Estado de São Paulo, com a arquiteta e urbanista PhD Maria Rita Amoroso e o professor doutor Miguel Buzzar;
  • 10h45 – Palestra: Em busca do Patrimônio Italiano em São Paulo, com a professora doutora Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU);
  • 11h às 13h – Três rodas de conversa, com os temas: Patrimônio Arquitetônico: Desafios da Preservação, Patrimônio Documental: Acervos, Repositórios Digitais, Desafios da Extroversão e Plataforma Italianos Itinerância e Extroversão, com especialistas do meio acadêmico e de órgãos públicos da área de preservação do patrimônio e arquivos históricos, além das comissões do CAU/SP.

Arquitetura italiana no estado de São Paulo integra o calendário de eventos da Virada Cultural 2024, que ocorre na capital paulista no sábado (18) e domingo (19).

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Rua XV de Novembro, 194, Centro Histórico, 3014-5900Seg. a sex. 9h/18h. Até 02/08. causp.gov.br

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.