Mostra de Agnès Varda no IMS tem exibição gratuita de filmes com presença da filha da cineasta
Instituto na Avenida Paulista expõe mais de 200 fotografias tiradas pela renomada diretora
O Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista, inaugura neste sábado (29), Fotografia AGNÈS VARDA Cinema, exposição dedicada ao trabalho fotográfico da cineasta belga radicada na França Agnès Varda (1928-2019).
São cerca de 200 fotografias tiradas por Varda, a maioria entre as décadas de 1950 e 1960. Em diálogo, a mostra apresenta trechos de filmes da autora, enfatizando como o comprometimento social, o olhar afetuoso e o humor caracterizam a sua produção.
Coorganizada pelo IMS, o Institut pour la photographie des Hauts-de-France e o Ciné-Tamaris, a mostra é realizada no âmbito da Temporada França-Brasil 2025. A curadoria é assinada por Rosalie Varda, diretora do Ciné-Tamaris e filha da cineasta, e João Fernandes, diretor artístico do IMS, com assistência de Horrana de Kássia Santoz, curadora vinculada à diretoria artística do IMS.
Durante a abertura, às 11h, a curadoria participa de uma conversa com o público. No domingo (30), às 15h, o cinema do IMS exibe gratuitamente os curtas da cineasta Os Panteras Negras (1968), Saudações, cubanos! (1963) e A Ópera-Mouffe (1958). Eles serão seguidos de um bate-papo com Rosalie Varda, no qual ela responderá perguntas do público.
Como parte da programação, ao longo do período expositivo, o Cinema do IMS Paulista exibirá uma seleção de filmes de Varda. A distribuição de senhas ocorre 1 hora antes do início, com limite de 1 senha por pessoa.
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Masp tem entrada gratuita neste domingo (30); confira exposições em cartaz
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Homem atropela e arrasta ex-namorada na Marginal Tietê
‘Mistério em Cemetery Road’: um thriller elegante e bem pensado





