Continua após publicidade

Filmes de Leos Carax da década de 80 estreiam no circuito

Direto do túnel do tempo, os longas<em> Boy Meets Girl</em> e <em>Sangue Ruim </em>entram em cartaz nesta sexta (10)

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 15h20 - Publicado em 10 jan 2014, 16h20
Sangue Ruim - Ed 2356
Sangue Ruim - Ed 2356 (Divulgação/)
Continua após publicidade

O diretor Leos Carax ganhou certa projeção por aqui no início da década de 90 com Os Amantes de Pont-Neuf. No fim de 2012, a nova geração conheceu seu trabalho por meio do já cultuado Holy Motors. Agora, os dois primeiros longas-metragens desse francês bissexto chegam ao circuito comercial em boas cópias restauradas.

De 1984, Boy Meets Girl, filmado em belo preto e branco, enfoca a trajetória de um jovem aspirante a cineasta, papel de Denis Lavant, ator-fetiche de Carax. A emperrada narrativa não consegue fazer a trama ir adiante. Nos minutos finais, contudo, há o encontro do rapaz com uma moça solitária (Mireille Perrier), garantindo um pouco de interesse à fita.

 

Mais maduro e escorado numa estética fascinante, Carax traz à tona, em Sangue Ruim (1986), uma alusão à aids. A história traz Alex (novamente Denis Lavant), um rapaz contratado para roubar de um laboratório o antídoto de um vírus letal, capaz de fazer adoecer as pessoas que transam sem amor. Ao se preparar para a missão, o protagonista fcará dividido entre a mulher do chefe (papel de Michel Piccoli) e sua namorada — as personagens são interpretadas pelas novinhas Juliette Binoche e Julie Delpy.

Em ambos os flmes, o realizador se consagrou como uma promessa do cinema francês. Não à toa, eles mantiveram o frescor original e, coisa rara, pouco fcaram datados.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.