Escritório de arquitetura paulistano se especializa em espaços para idosos
Atração da CASACOR, espaço de 45 m² foi totalmente projetado com base nas necessidades de moradores de terceira idade, mas sem "clima hospitalar"
Em menos de dez anos, o Brasil terá 38 milhões de idosos. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 70% dos acidentes envolvendo vítimas com mais de 60 anos acontecem dentro de casa. Mas ainda são raras as iniciativas urbanas para melhorar a vida dessa população.
Pensando nisso, a arquiteta Flavia Ranieri fundou a Grou, um escritório especializado em projetos arquitetônicos para idosos. “Fiz uma pós em grontologia para entender melhor as necessidades desse público”, conta. A missão é, com alguns ajustes, garantir boa qualidade de vida ao morador sem deixar a casa com “cara de hospital”.
A principal iniciativa dessa empreitada estará na edição paulistana da CASACOR 2018, a partir do dia 22 de maio. Trata-se de um apartamento de 45 m² especialmente projetado para a terceira idade. Para experimentar, os visitantes poderão vestir uma roupa que simula as limitações de uma pessoa mais velha.
À primeira vista, o espaço não parece ter nenhuma adaptação para moradores da cabeça prateada. Câmeras e outros equipamentos para evitar acidentes, por exemplo, ficam escondidos. O mesmo vale para os puxadores próximos a porta, com visual que passa longe do clima hospitalar. Para evitar quedas, não há tapetes.