Guinness declara mural de Kobra na Rio 2016 como maior do mundo
O grafite multicolorido tem 3 000 metros quadrados e retrata etnias dos cinco continentes; veja cinco obras do artista em São Paulo
Com 15 metros de altura e 170 metros de comprimento, o mural do grafiteiro Eduardo Kobra, feito especialmente para a Rio 2016 foi reconhecido como o maior grafite do mundo feito por um só artista pelo Guiness World Records, o livro dos recordes. Intitulado Etnias, o mural colorido retrata cinco rostos indígenas de cinco continentes diferentes: os Huli, da Nova Guiné (Oceania), os Mursi, da Etiópia (África), os Kayin, da Tailândia (Ásia), os Supi, da Europa, e os Tapajós, das Américas.
Os 3 000 metros quadrados foram feitos com 180 baldes de tinta acrílica, 2.800 latas de spray e sete elevadores hidráulicos. O artista, que assina trabalhos em mais de vinte países, chegou a trabalhar oito horas por dia no desenho, mesmo com a ajuda de assistentes.
Para quem está aqui em São Paulo, listamos cinco obras assinadas pelo grafiteiro que você pode ver pela cidade:
1 – Avenida Paulista
O arquiteto Oscar Niemeyer é retratado num grafite de 52 metros de altura e 16 metros de largura, que possui várias referências às suas grandes obras, entre elas, a Pampulha, o Copan, o Museu Oscar Niemeyer e o Palácio do Planalto. O mural fica a parede lateral do edifício Ragi, na Praça Oswaldo Cruz, 124.
2 – Avenida 23 de Maio
Com aproximadamente 220 metros de extensão, o painel na Avenida 23 de Mario mostra São Paulo nos anos 20. Ele gastou um mês para concluí-la.
3 – Rua Girassol, na Vila Madalena
A High Line, casa noturna de música eletrônica que tem arquitetura e conceito baseados no parque nova-iorquino homônimo, tem um painel supercolorido de 6 metros de altura com referência ao álbum Abbey Road, dos Beatles. Kobra também assina uma obra no ponto turístico americano.
4 – Rua Henrique Schaumann, em Pinheiros
No da Igreja do Calvário, ao lado da Praça Benedito Calixto, o artista assina um paredão que retrata o viaduto Santa Ifigênia.
5 – Rua Oscar Freire, no Jardim América
Intitulada Genial é andar de bike, a obra de 15 metros de altura por 7 metros de largura apresenta o cientista Albert Einstein em uma bicicleta que carrega uma plaquinha com a mensagem “S2 = eu e vc²”. A imagem remete ao boato de que Einstein concebeu a teoria da relatividade enquanto andava de bicicleta.