Avatar do usuário logado
OLÁ,

Documentário ‘Bullying’ mostra crianças vítimas da intolerância

O filme de Lee Hirsch, exibido na Mostra de SP deste ano, ficou entre os quinze pré-finalistas ao Oscar 2013 de melhor documentário

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 14 Maio 2024, 14h17 - Publicado em 7 dez 2012, 17h05

O menino da foto se chama Alex, tem 12 anos e mora em Sioux City, no estado de Iowa. Nascido prematuro, ele é chamado de “cara de peixe” por seus colegas de escola. No ônibus no qual volta para casa, vira alvo de tapas e insultos daqueles que, ingenuamente, considera seus amigos. Alex está entre as cinco vítimas de violentos ataques verbais e/ou físicos analisados detalhadamente em Bullying — o filme ficou entre os quinze pré-finalistas ao Oscar 2013 de melhor documentário.

+ Mais sobre cinema no blog do crítico Miguel Barbieri Jr.

As outras histórias são igualmente incômodas. Entre elas, aparece a de Ja’Meya, uma menina negra de 14 anos do Mississippi que pegou a arma da mãe para revidar as zombarias diárias.Por causa do ato, foi presa numa casa de detenção juvenil. Com desfecho muito triste, há dois casos de suicídio em consequência do bullying. O diretor Lee Hirsch toca a ferida a fundo, colocando, discretamente, sua câmera em momentos que parecem extraídos da ficção, mas são trechos da cruel realidade. Pais, em geral, omissos e educadores irresponsáveis contribuem para tornar a situação cada vez mais lamentável.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.