Dia Nacional do Livro: Conheça as obras finalistas do Prêmio Oceanos
Premiação selecionou dez produções, sendo cinco em prosa e cinco em poesia
O Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa anunciou nesta terça-feira (29), data em que é celebrado o Dia Nacional do Livro, os finalistas desta edição. Foram 2619 obras inscritas, das quais 60, sendo 30 em prosa e 30 em poesia, se tornaram semifinalistas.
O júri escolheu 10 livros finalistas das duas categorias, cinco em cada. Na lista, se encontram produções internacionais e brasileiras, autobiográficas e romances que se passam em épocas distintas. Confira abaixo os livros da premiação e onde encontrá-los.
Finalistas Prêmio Oceanos 2024 – Categoria prosa
Caminhando com os mortos, livro de Micheliny Verunschk
Vencedora do Prêmio Jabuti, a pernambucana Micheliny Verunschk traz a história de um crime de intolerância religiosa que choca os moradores de uma pequena cidade no interior do Brasil. A obra enfoca questões sobre a colonização e a violência contra grupos minoritários.
Certas raízes, livro de Hélia Correia
A autora portuguesa traz um livro de contos com sete histórias que desvendam a natureza do ser humano, a procura pela beleza eterna e o esvaziamento da humanidade.
Meu irmão, eu mesmo; livro de João Silvério Trevisan
Neste romance autobiográfico, o escritor brasileiro volta para 1992, quando descobriu o diagnóstico de HIV. A descoberta abala o irmão do autor, Claudio, que lutava contra um câncer linfático. No livro, Trevisan narra a amizade entre os dois e a dor da perda.
Os infortúnios de um governador nos trópicos, livro de Germano Almeida
O novo romance do autor cabo-verdiano narra um capítulo do coronel português João da Mata Chapuzet, que comandou Cabo Verde. No livro, o escritor foca no caso de adultério passado no início do século XIX.
Outono de carne estranha, livro de Airton Souza
No romance vencedor do Prêmio Sesc 2023, Airton Souza explora as memórias do garimpo de Serra Pelada. O autor conta a história de amor entre os garimpeiros Zuza e Manel, em um território de embrutecimento dos homens e da terra.