Dez curiosidades sobre o Zoológico de São Paulo
Você sabia que o parque tem estação de tratamento de água e fábrica de rações?

Fundado em 1958, o Zoológico recebe cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano. Na época da abertura, abrigava pouco mais de 400 animais. Hoje, a população de bichos chega a 3 200, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrados.
+ Vale a pena ir Zoológico de São Paulo?
Conheça mais curiosidades sobre o parque localizado na Zona Sul da cidade:
1) O passeio está localizado no PEFI (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga), criado em 1991. O complexo, que abriga fragmentos da Mata Atlântica, inclui o Zoo, o Zoo Safari, o Jardim Botânico e outros. Ficam ali as nascentes do riacho do Ipiranga.
2) Para minimizarmos os efeitos prejudiciais de manter os bichos em cativeiro, a equipe faz desde 2002 um trabalho chamado de enriquecimento ambiental, para expressar seus comportamentos na natureza. Cada espécie recebe elementos que possam estimulá-los. “A colocação de um novo tronco para um felino escalar alguma parte do recinto, pode também funcionar como enriquecimento sensorial no momento em que o animal experimenta uma textura diferente das demais de seu recinto”, afirma o biólogo Oriel Nogali, Coordenador do Programa de Enriquecimento Comportamental Animal.
+ Exposição O Mundo dos Dinossauros está em cartaz no Zoológico
3) A imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia, localizada dentro do lago foi doada em 1975 ao parque pelos franciscanos.

4) O Zoológico conta com uma estação de tratamento de água desde 2007. Com isso, o parque minimiza o consumo da rede pública e tem água de reuso para utilizar na limpeza e nos vasos sanitários.
5) Alguns recintos, como o dos flamingos, hipopótamos e dos jabutis-gigantes exibem em uma caixa de acrílico objetos que foram jogados nos bichos. Há latinhas de refrigerante, canudos de plástico, embalagens de comida…

6) Em 5 de maio, nasceu um novo filhote de girafa no Zoológico, uma fêmea batizada de Ágatha. Como ainda é um bebê, ela só pode ficar solta em seu espaço quando o tempo está um pouco mais quente. Nas manhãs de inverno, portanto, ela fica com a família num espaço coberto.
7) O Zoológico possui uma fábrica de rações para animais silvestres e, em Aracoiaba da Serra, fica uma fazenda responsável pelo fornecimento de capim, feno e silagem. São distribuídos diariamente 3 toneladas de alimentos.
8) Além de ração, frutas e legumes, alguns bichos, como micos-leões, recebem ainda insetos criados no biotério do Zoológico.
9) Cada bicho, aliás, possui uma caixa identificada para a distribuição de sua alimentação.

10) O parque tem tradição na reprodução do gavião-de-penacho. Por lá já nasceram mais de dez filhotes desta ave.