Decathlon marca presença no maior festival de bicicletas da América Latina
No Shimano Fest, a gigante do esporte apresentou suas bikes topo de linha e alta performance, objeto de desejo de ciclistas profissionais e amadores
O Memorial da América Latina, em São Paulo, sediou, no último final de semana, o maior festival de bicicletas da América Latina, o Shimano Fest. Na 13ª edição do evento, gratuito, passaram mais de 50 mil pessoas, entre ciclistas profissionais e amadores, além grupos de famílias e amigos, que puderam circular pelos estandes de 130 expositores nacionais e estrangeiros, conhecer as novidades do setor, pedalar os novos modelos em pistas de test ride e ainda se divertir com os shows, food trucks e competições da modalidade.
A Decathlon, maior loja de esportes do mundo, também marcou presença no evento. Com um estande repleto de novidades, a marca aproveitou a oportunidade para reafirmar sua relevância no mercado do ciclismo e apresentar suas bicicletas topo de linha, como afirma Leandro Sauer, Líder de oferta da Decathlon Brasil.
“Trouxemos nossa linha de alta performance e excelente qualidade tanto para a prática em estrada, quanto para mountain bike ou mobilidade urbana, que contam, como todos os produtos Decathlon, com um ótimo custo benefício. Também aproveitamos a ocasião para divulgar nosso apoio nas competições internacionais. Patrocinamos, por exemplo, a equipe Cofidis, que ganhou duas etapas do Tour de France deste ano”, ressalta.
Ciclismo no DNA
Desde a sua fundação, em 1976, na França, a Decathlon comercializa bicicletas desde o dia um e se especializou no tema. Considerando a forte tradição francesa no esporte, esse cenário não poderia ser diferente.
Sauer reforça que o ciclismo faz parte da essência da marca e que, exatamente por isso, há um investimento constante para oferecer modelos cada vez mais inovadores e de alta performance.
“Queremos atender às necessidades de todos os tipos de ciclistas, dos que preferem pedalar tranquilamente pela cidade até os que se aventuram em competições fora do asfalto. A bicicleta tem uma grande importância estratégica na agenda da companhia”, diz.
Inovação e tecnologia
Com o propósito de levar as maravilhas do esporte para todo mundo, a Decathlon busca desenvolver produtos com e para o cliente. “Os produtos são desenvolvidos observando, testando e ouvindo o praticante da modalidade esportiva. Somos uma marca que tem o centro de atenção no esportista. E isso se repete para todas as nossas grandes marcas”, explica Liana Kerikian, Diretora de Marketing e Comunicação da Decathlon Brasil.
É no Btwin Village, em Lille, cidade onde a Decathlon nasceu, que todas as bicicletas são projetadas, prototipadas, desenvolvidas e testadas. São mais de 1.200 funcionários dedicados à concepção das bikes e acessórios de suas marcas próprias: a Btwin (voltada à mobilidade urbana e ao público infantil), Rockrider (para os praticantes de mountain bike e trilha), e Van Rysel (focada nos ciclistas de estrada).
“Nossa fábrica conta, também, com um laboratório de ciclismo utilizado pela União Europeia para validação e certificação de produtos não só das nossas como também de outras marcas”, destaca Kerikian.
Sustentabilidade, sempre
As inovações desenvolvidas na França, ganham o mundo e vêm parar também no Brasil. A empresa, inclusive, tem uma agenda para que a fabricação das bicicletas oferecidas no país passem a ser fabricadas de forma regional, seguindo outro grande foco da Decathlon em seus negócios: a sustentabilidade.
“Acreditamos que essa estratégia contribua para a redução do impacto ambiental”, afirma a diretora. “Dentro dessa linha, um dos nossos propósitos é o Design for Life, que envolve a produção de itens que durem uma vida toda, seja nos materiais usados ou na forma de produção e reparo. Trabalhamos para que até 2026 todos os nossos produtos sejam 100% ecoconcebidos”.
Os lançamentos Decathlon no Shimano Fest
Quem passou pelo Shimano Fest pôde conferir alguns bons exemplos de inovação em ciclismo no estande da Decathlon.
Dentro da linha de mountain bike, chamada de Rockrider, a marca apresentou uma bicicleta full suspension, de fibra de carbono, com vários componentes de altíssima qualidade e alta performance, que atende o esportista de alto nível.
A marca levou, ainda, uma bicicleta de mountain bike elétrica, para quem está nas suas primeiras pedaladas na modalidade, com uma certa dificuldade de acompanhar uma trilha. “Com esse modelo o usuário consegue percorrer maiores distâncias ou pedalar por mais tempo, para evoluir, aos poucos, o seu desempenho”, explica Sauer.
Outra novidade apresentada na ocasião foi a Van Rysel NCR, modelo que já está disponível para compra, e que é considerado a mais versátil bicicleta de estrada, que permite ao ciclista pedalar tanto no asfalto, como no cascalho ou terra batida.
Sauer destaca outra estrela que esteve presente no estande da marca: a bicicleta urbana Btwin longa distância 500, com bateria de longa duração que garante pelo menos uma semana de carga. “Ela é indicada para o deslocamento diário ou um pequeno passeio e estará disponível a partir de dezembro, mas já pode ser encomendada”.
Confira algumas das bikes apresentadas
ESTRADA
1 – Van Rysel NCR Tiagra
Bicicleta polivalente por excelência, ao mesmo tempo que mantém uma orientação para o desempenho. Faz parte da linha RACE e o seu caráter assumidamente esportivo encanta os praticantes que procuram uma bicicleta com um bom desempenho. Parceira ideal para iniciação em competições desde jovem (tamanho XXS), ou para ingressar nos primeiros triatlos.
Marca patrocinadora da equipe Cofidis, que ganhou duas etapas do Tour de France deste ano após 15 anos de jejum;
Quadro de carbono, Toda em grupo Shimano Tiagra e novas rodas Mavic Aksium;
Leveza com quadro e garfo em carbono,com 8,8kg no tamanho M sem pedal
Freios a disco hidráulicos;
Transmissão 2X10 e pneu 28mm;
Também permite montar pneus com um perfil de 35 mm.
MOUNTAIN BIKE
2 – MTB RACE 900S
Considerada pela revista francesa VTT Magazine como a melhor bicicleta para XC (Cross Country) de 2023, o mais novo modelo da marca especialista em MTB da Decathlon chega ao Brasil com várias inovações para quem busca aventura com precisão e eficiência, como:
Quadro em carbono integral, 120 mm de curso à frente e atrás, rodas Tubeless;
Peso de apenas 1980 gramas no tamanho M (sem amortecedores);
Precisão garantida com grupo SRAM Eagle, cassete 10/52 e pedaleira Stylo de 32 dentes;
Suspensão total com travões SRAM Level T com discos de 180 mm à frente, 160 mm atrás.
3 – MTB RACE 100S EAGLE
Geometria XC, SRAM NX Eagle 1×12, rodas SunRingle Duroc 30;
Quadro de suspensão total em alumínio (2,580kg em S), rodas tubeless ready;
Suspensão e amortecedor Manitou de 120 mm e nova cinemática;
Travões potentes SRAM LEVEL T com dois êmbolos e discos de 180 mm/160 mm;
Grupo Sram NX Eagle 1 x 12 velocidades.
4 – E-ST 100
Motor na roda traseira, RR-VISION torque de 42Nm e sensor de cadência de 250W;
Autonomia de até 2h15 em média graças à bateria Samsung ou LG de 380Wh;
Assistência inteligente e sensor de cadência;
Mais conforto, posição elevada do quadro, suspensão de 100mm e selim hamac ERGOF;
Mais controle de sua trajetória com pneus All Mountain Tubless ready 27,5X2,20.
5 – E-ST 500
Motor BROSE central, com torque de 50Nm a 250W;
Autonomia de até 2h45 em média graças a Bateria de 420Wh;
Não contém assistência e motor central integrado. Ideal para MTB;
Mais conforto, posição elevada do quadro, suspensão de 120mm e Selim Comfort EVO;
Suspensão SUNTOUR XCM 120.
MOBILIDADE URBANA
6 – BTWIN LD 500 quadro alto e baixo
Totalmente equipada para a cidade, com sistema de transmissão de velocidade 1×8 fácil e rápido;
Autonomia de até 115 km no Modo 1; 80 km no modo 2 e 60 km no modo 3;
Motor com um torque de 45 Nm a 250W;
Pneu com fita refletora;
Freios a disco hidráulicos.
Vem novidade por aí!
A Decathlon é conhecida não só pela qualidade de seus produtos e pelo custo-benefício, mas também por se preocupar com a experiência dos clientes que visitam suas lojas, que contam com ambientes leves e descontraídos, em que crianças e adultos podem testar os itens esportivos, criando até mesmo uma oportunidade de lazer.
Agora, a marca dá mais um passo em direção à satisfação dos seus consumidores e anuncia mais novidades: até o final do ano, 100% das lojas do Brasil contarão com oficina para reparo de bikes. E a lavagem das bicicletas será totalmente ecológica, com tratamento e descarte correto dos resíduos e reutilização da água.
“Além disso, teremos muitos lançamentos para os outros esportes, como a chegada do tênis de corrida em fibra de carbono. A partir de 2024 nossos clientes verão cada vez a presença da Decathlon no mercado e em suas vidas”, anuncia Kerikian.