Criador de “luvas biônicas” de João Carlos Martins recebe prêmio
Designer industrial Ubiratan Bizarro Costa virou celebridade após o invento que permitiu a maestro voltar a tocar piano
O designer industrial Ubiratan Bizarro Costa, criador das luvas que permitiram que o maestro João Carlos Martins voltasse a tocar piano, receberá um prêmio pela criação do produto das mãos do artista.
+Emocionado, Marcello Antony revela que adotou filho com HIV
O troféu será entregue no dia 8 de novembro dentro da solenidade do Prêmio Inovação em Engenharia Biomédica, da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica em parceria com a Boston Scientific. Além de entregar o prêmio, João Carlos Martins dará uma palestra para os participantes.
O maestro enfrentou mais de 20 cirurgias por problemas diversos de saúde que acabaram por interferir na sua carreira. Alguns deles interferiram nos movimentos das mãos, até que em 2002, sentindo fortes dores, ele resolveu parar de tocar piano e se dedicar à regência.
+Criação do Trem Intercidades prevê concessão da linha 7-Rubi da CPTM
Em junho de 2019, Costa foi até o camarim do maestro para lhe mostrar a invenção, que Martins começou a usar no ano seguinte. O produto que permite ao maestro abrir a mão –antes, elas ficavam a todo momento fechadas– é feito em impressora 3D e o material usado é neopreme e placa de fibra de carbono. As hastes que ficam atrás dos dedos funcionam como uma espécie de mola, fazendo com que os dedos voltem toda vez que pressiona as teclas.