Confira os primeiros autores anunciados para a Feira do Livro de 2025
Evento literário, que acontece de 14 a 22 de junho, trará nomes estrangeiros e destaques nacionais de vários gêneros

Criada em 2022, A Feira do Livro, que retorna para a Praça Charles Miller, no Pacaembu, em sua quarta edição, anunciou nesta terça-feira (25) a primeira leva de autores convidados. O evento literário acontece entre os dias 14 e 22 de junho e trará destaques da literatura nacional e internacional para debates gratuitos e encontros com o público.
O festival possui 40 autores e autoras confirmados até o momento — número que corresponde a cerca de um quarto da lista final — entre referências da literatura, da poesia e da não ficção. Compondo a lista de romancistas, estão Aline Bei, Amara Moira, Bia Bracher, Tati Bernardi, Veronica Stigger, Edyr Augusto, Ignácio de Loyola Brandão, Marcelo Rubens Paiva e Oscar Nakasato.
O evento também conta com convidados como os cronistas Cidinha da Silva e Ricardo Terto, o contista Vinicius Portella, a filósofa Marilena Chaui, o médico e escritor Drauzio Varella, o ator e escritor Lázaro Ramos, o economista e filósofo Eduardo Giannetti.
Na poesia contemporânea brasileira, os representantes serão Adriana Lisboa, Cuti, Leonardo Fróes, Laura Liuzzi, Paloma Vidal e Paulo Henriques Britto. E a curadoria de não ficção destaca temas da cultura e sociedade com a jornalista Aline Midlej, o empreendedor social Edu Lyra, a atriz e escritora Martha Nowill, o botânico e paisagista Ricardo Cardim, a nutricionista Neide Rigo, a advogada Mayra Cotta, o teólogo Ronilso Pacheco, a educadora e romancista Lavínia Rocha, a psicanalista e romancista Elisama Santos e o escritor Yamaluí Kuikuro Mehinaku trazendo o pensamento indígena.
A Feira do Livro ainda levará para a praça escritores e pensadores representantes de Portugal (Lídia Jorge, Afonso Cruz, Alexandra Lucas Coelho e o historiador Fernando Rosas), Chile (Lina Meruane), Argentina (Pedro Mairal) e Estados Unidos (Ruth Wilson Gilmores, geógrafa).
Em um momento especial, o defunto autor Machado de Assis terá o aniversário de nascimento comemorado em uma mesa com o crítico Hélio de Seixas Guimarães.
A programação oficial é realizada simultaneamente em dois pontos: o Palco da Praça, montado diante da fachada histórica do Estádio do Pacaembu, num espaço normalmente destinado ao estacionamento de carros, e no Auditório Armando Nogueira, que integra o Museu do Futebol, parceiro d’A Feira do Livro desde a primeira edição. Além deles, a feira contará com outros três espaços menores, os Tablados Literários, espalhados por mais de 15 mil metros quadrados, abrigando a programação paralela, que é pautada pelos expositores e terão sua programação divulgada no final do mês de abril.