Confira os destaques da Mostra Internacional de Cinema de SP
Sessões especiais e gratuitas, a estreia antecipada de "O Agente Secreto" e nomes convidados estão entre os destaques da mostra

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo inaugura sua 49ª edição amanhã com obras de destaque, como a aposta do cinema brasileiro para o Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional, “O Agente Secreto”, estrelado por Wagner Moura. Ao todo serão 374 títulos, entre longas, curtas e séries, em exibição em diversas salas da cidade de São Paulo, de 16 a 30 de outubro.
A mostra também conta com programação gratuita e com sessões a preços populares. Nos três primeiros dias – 16, 17 e 18 de outubro – serão realizadas exibições especiais no Museu da Língua Portuguesa com animações e filmes nacionais e internacionais. Com a entrada gratuita, as sessões também contam com a distribuição de pipoca e refrigerante. Saiba mais aqui.
A primeira semana de evento já conta com nomes confirmados do universo audiovisual, como a diretora martinicana Euzhan Palcy que estará presente no CINESESC no sábado (18) para uma conversa após a sessão. Bartosz Bielenia, Selma Kopp, Helena Taberna, Luis Campos e outros nomes estão entre os convidados da semana da mostra.
“O Agente Secreto”
Com vendas liberadas apenas a partir do dia 20, o aguardado filme terá quatro sessões exclusivas que antecedem a estreia nacional no dia 6 de novembro. As sessões serão nos dias 24, 25, 28 e 29 de outubro, na Cinemateca, no CINESESC, na Cultura Artística e no Espaço Petrobras de Cinema.
O longa se passa no Brasil de 1977 e acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que está em rota de fuga. Ele chega ao Recife durante a semana do Carnaval, na esperança de reencontrar o filho, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que ele procura. A obra venceu o prêmio de melhor direção, de melhor ator, para Wagner Moura, e do prêmio da crítica no Festival de Cannes.
Principais sessões gratuitas e a preços populares
Além da programação especial realizada no Museu da Língua Portuguesa, a 49ª edição do evento promove outras sessões gratuitas e a preços populares. Dentro do Circuito SPCine, por exemplo, terá exibições nos CEUs, onde os ingressos são gratuitos. Neste ano, os filmes são exibidos nos CEUs 3 Lagos, Caminho do Mar, São Miguel, Butantã e Taipas. As sessões no Centro de Formação Cultural Tiradentes também são gratuitas.
As exibições no Circuito SPCine também têm ingressos a preços populares. Nas duas salas do Centro Cultural São Paulo e no SPCine Olido, as entradas custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).
Novidade na programação desde ano, a 1ª Mostrinha, que exibe filmes infantojuvenis, tem sessões gratuitas nas unidades do CEU, no CineSesc e no Espaço Petrobras (nas sessões às 11h e às 14h), que fica na Cinemateca Brasileira. No CCSP, os ingressos da Mostrinha são vendidos a preços populares.
Saiba todos os detalhes aqui.
Convidados da primeira semana
Entre atores, roteiristas e diretores, ao todo são 27 convidados para a primeira semana da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Entre os destaques do cinema nacional está Valter Hugo Mãe, autor do livro “O filho de mil homens” e do cartaz da 49ª Mostra.
As sessões de serão realizadas no dia 27 , às 21h10, nas salas Petrobras e Grande Otelo da Cinemateca.
Outro destaque entre as sessões com convidados é a exibição do filme “As Vitrines”, que acontece amanhã (16) às 20h30, no CINESESC, com a presença da diretora Flavia Castro e dos atores Gael Nordio, Helena O’Donnell, Roberto Birindelli, Rebeca Jamil, Felipe Riquelme, Fabio Ronzano, Marcos Andrade, Sara Antunes e Aguida Aguiar.
O longa fez sua estreia mundial na mostra competitiva do 34º Festival de Biarritz e teve sua primeira exibição nacional na Mostra Hors Concours da Première Brasil do Festival do Rio.