Confira números impressionantes de coleção de Andy Warhol que chega a SP
Museu do rei da pop art emprestou mais de 600 obras para exposição no MAB Faap; acervo completo passa de 8000 peças

A mostra “Andy Warhol: Pop Art!” inaugura no Museu de Arte Brasileira da Faap no dia 1º de maio, com mais de 600 obras do rei da pop art. Trata-se da maior exposição de Warhol já feita fora dos Estados Unidos.

Todas as obras foram trazidas do The Andy Warhol Museum, localizado na cidade natal do artista, em Pittsburgh (EUA). A instituição é o maior museu americano dedicado à obra de um único artista, com mais de 8.000 obras distribuídas ao longo de sete andares, em ordem cronológica. Há desde peças de seus anos de estudante, na década de 1940, até outras feitas no ano de sua morte, em 1987.
A última vez que o Warhol Museum contribuiu para uma megaexposição de Warhol no Brasil foi em 2010, em “Andy Warhol, Mr. America”, na Pinacoteca. “Quinze anos depois, temos a chance de introduzir uma nova geração ao trabalho de Warhol”, celebra a diretora de coleções do The Andy Warhol Museum, Amber Morgan, que dividiu a curadoria da mostra na Faap com Priscyla Gomes. Ela deu detalhes sobre a coleção do artista nos EUA.
Como é a maior coleção de obras Andy Warhol nos Estados Unidos
A coleção inclui 900 pinturas, cerca de 100 esculturas e quase 2.000 trabalhos em papel, além de 4 000 fotografias clicadas pelo ícone da pop art.

Warhol também teve uma produção prolífica no cinema. Ela está contemplada no museu por mais de 400 filmes e 2.500 vídeos. Há ainda papéis de parede e livros do artista.
O museu também preserva uma coleção de arquivos biográficos de Warhol, com cerca de 500 mil objetos. “A base da coleção de arquivos são as Cápsulas do Tempo de Warhol. Estes objetos, abrangendo um período de trinta anos, da década de 1950 até sua morte em 1987, consistem em 610 recipientes (principalmente caixas de papelão de tamanho padrão), que Warhol, a partir de 1974, encheu, selou e enviou para armazenamento”, explica Amber.
“O Warhol tem uma vasta produção, que você encontra em algumas galerias, mas geralmente focada em recortes. No Warhol Museum a gente encontrou algo mais amplo”, diz Roberto Souza Leão, do Instituto Totex, organizador da exposição na Faap. Amber completa: “Warhol permanece um dos artistas mais populares e influentes do nosso tempo e apreciamos a oportunidade de compartilhar o seu trabalho com o maior número de pessoas possível.”