Avatar do usuário logado
OLÁ,

Confira agenda da primeira Virada Literária na Biblioteca Mário de Andrade

Em 24 horas ininterruptas, inclui mesas com Itamar Vieira Junior, Giovana Madalosso, Bruna Lombardi, Semayat Oliveira, Andrea Del Fuego, entre outros

Por Luana Machado
23 Maio 2025, 09h00
virada-literaria-programacao
Itamar Vieira Junior será entrevistado por Joyce Ribeiro  (Flavio Florido/Veja SP)
Continua após publicidade

Território de Lygia Fagundes Telles, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, São Paulo é uma cidade que gira em torno da palavra, como bem propõe o manifesto da primeira edição da Virada Literária. Nela, em 24 horas ininterruptas, a Biblioteca Mário de Andrade recebe diálogos com autores célebres brasileiros e outros pensadores lusófonos, além de uma programação artística que celebra a literatura em língua portuguesa.

 

 

Serão 12 mesas com curadoria dos escritores José Manuel Diogo, que dirige a Associação Brasil-Portugal 200 Anos, e Tom Farias, dupla que também foi responsável pelo Festival Literário Internacional da Paraíba de 2024. A agenda tem início às dezoito horas de sábado (24), com abertura dos curadores em conjunto com o diretor da BMA, Guilherme Borba, e se encerra em grande estilo, no final da tarde de domingo (25), quando Joyce Ribeiro recebe Itamar Vieira Junior em uma entrevista sobre o papel da literatura para a memória, resistência e reinvenção do Brasil.

Outros destaques da virada são a mesa com o trio Leandro Karnal, Simone Az e Rosane Borges, às 21h; a conversa entre Andréa Del Fuego, Paulo Lins e Antoune Nakkhle, às 22h30; o diálogo com Xico Sá, Lucanny Aparecida e Semayat de Oliveira, à meia-noite; a roda com Bruna Lombardi, João Silvério Trevisan e Francis Manzoni, às 9h30; além da conversa entre Trudruá Dorrico e Giovana Madalosso, às 11h.

A biblioteca ainda conta com a presença do coletivo de literatura periférica Slam da 13, das 3h30 às 6h, o documentário com a biografia de Antonio Candido, produzido pela neta do escritor Maria Clara Vergueiro, e a instalação Pão Nosso Literário, uma instalação comestível onde o público pode, literalmente, saborear textos — no caso, pães em formato de letras e livros. Rua da Consolação, 94, República. A programação completa está no site viradaliteraria.com

Publicado em VEJA São Paulo de 23 de maio de 2025, edição nº 2945

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.