Como ampliar o espaço dos apartamentos menores
Arquitetas sugerem truques para aumentar a sensação de espaço e também ter um melhor aproveitamento do lugar
Morar em apartamentos pequenos muitas vezes é a opção para quem quer ter menos trabalho na manutenção e preservar uma vida mais enxuta. “Quanto menor, mais prático”, diz a arquiteta Leila Dionizios, que entende que viver em microapartamentos não é sinônimo de passar aperto. Com truques simples, para a quarentena ou para depois dela, é possível aumentar a sensação de espaço e também ter um melhor aproveitamento do lugar. Leila indica o uso de cores claras, como branco e cinza. “Elas dão a sensação de áreas mais amplas e limpas, pois refletem a luz com mais intensidade.” A dica não inclui apenas paredes, mas móveis, pisos e revestimentos.
Para não ficar sem graça, a arquiteta Danyela Corrêa mescla cores claras com elementos em madeira, que trazem conforto, ou com revestimentos texturizados. Danyela e Leila também apostam no truque mais antigo para criar ilusão de espaço: espelhos. Devem estar sempre limpos e ser usados em posições estratégicas, como em paredes ao fundo do corredor, nas portas do armário do quarto, em paredes contrárias à janela e em quinas de paredes, com espelhos em formato de “L”.
Em microapartamentos, cada espacinho conta, por isso móveis sob encomenda são essenciais. A base dos projetos da arquiteta Juliana Rinaldi, da Mirá Arquitetura, é a marcenaria sob demanda. Por ser um investimento mais caro, pode não valer a pena para moradores de imóveis alugados. Juliana explica que uma saída é usar trilhos, chamados de perfilados, na parede para encaixar prateleiras e encomendar módulos separados de bancadas, mesas e armários. Assim cada item pode ser retirado para a próxima mudança e reaproveitado em outro imóvel.
As arquitetas também indicam a integração máxima do apartamento ao uso mínimo de móveis. “A grande questão desses espaços pequenos é que eles se comportam como uma grande suíte. Selecione quais móveis são prioridade para você”, complementa Danyela.
Dicas para aumentar o ambiente
1. Opte por cores suaves e neutras. Deixe os tons escuros para objetos como almofadas, quadros e esculturas.
2. Use espelhos grandes e inteiros. Vários espelhos pequenos juntos não criam o mesmo efeito.
3. Dê preferência à marcenaria sob demanda ou a móveis em módulos separados.
4. Não divida os ambientes. O banheiro é o único cômodo que realmente precisa estar entre quatro paredes.
5. Use um único tipo de piso em todo o apê. Pisos diferentes recortam o ambiente, deixando-o ainda menor.
6. Não esqueça do pé-direito. Abuse de prateleiras e armários suspensos.
Publicado em VEJA SÃO PAULO de 27 de maio de 2020, edição nº 2688.