Comédia “Psiu!” estreia em SP em meio a mobilização contra a poluição sonora
Espetáculo será seguido do lançamento de carta aberta a prefeitos e vereadores sobre o tema

Uma crítica bem-humorada aos excessos do cotidiano barulhento das grandes cidades marca a estreia da comédia “Psiu!”, que entra em cartaz domingo (24), no Teatro Bor, na Vila Mariana, em São Paulo. A peça acompanha um casal em busca de sossego e aborda com leveza temas sérios como poluição sonora, saúde mental e qualidade de vida.
Escrita pelo dramaturgo e jornalista José Paulo Lanyi, vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de Teatro (2002), e dirigida por Lucián’a Stipp, a produção chega aos palcos num momento de forte mobilização da sociedade civil contra o excesso de ruído na capital paulista.
Logo após a estreia, o palco do Teatro Bor será também espaço de um ato político: a Frente Cidadã pela Despoluição Sonora lançará uma carta aberta a prefeitos e vereadores de todo o Brasil, cobrando ações efetivas no combate à poluição sonora.
Teatro e ativismo
“Psiu!” conta a história de Camila (Marianna Troccoli) e Renato (Felipe Reis), um casal que decide se mudar para uma região “mais nobre” da capital na esperança de encontrar paz.
No entanto, a cidade mostra que o silêncio é artigo raro. “É uma oportunidade para rir dos absurdos e refletir sobre como o barulho afeta nossa saúde mental”, afirma Lanyi.
A diretora Lucián’a Stipp destaca que o espetáculo propõe uma reflexão sobre os limites da convivência urbana. “A peça nos convida a pensar sobre quanto suportamos e o quanto somos forçados a suportar em nome de uma convivência que nem sempre é justa ou saudável”, comenta.
A trilha sonora, assinada por Flávio Villar Fernandes, utiliza elementos cômicos e trágicos para reforçar o tom irônico da narrativa. A produção é realizada pela Rigel Artes e Comunicação, com apoio da Frente Cidadã.
A cidade que adoece pelos ouvidos
Segundo o filósofo Marcelo Sando, idealizador da Frente Cidadã, São Paulo vive uma crise sonora. “Tivemos 44 mil denúncias de poluição sonora no ano passado, mas o Programa de Silêncio Urbano conta com poucos fiscais. É impossível dar conta da demanda”, alerta.
A carta aberta que será lançada após a estreia cobra das autoridades mais fiscais, legislação mais clara e mecanismos eficazes para garantir o direito ao silêncio. “Estamos ficando doentes por causa de algo que é evitável”, diz Sando.
“Psiu!” fica em cartaz no Teatro Bor até 19 de outubro, sempre aos domingos (exceto em 21 de setembro). Em novembro, a peça segue para o Teatro Itália, e em janeiro, para o Teatro Mooca.
“Psiu!”. Até 19 de outubro. Teatro Bor. Rua Domingos de Morais, 2.970. Vila Mariana. Ingressos entre R$ 40 e R$ 100 na plataforma Sympla.