Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Cineasta morto em acidente de avião fundou bloco de Carnaval em SP

Luiz Ferraz era um dos fundadores do Confraria do Pasmado; confira o que se sabe sobre a queda da aeronave no Pantanal na noite desta terça-feira (23)

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 set 2025, 15h12
O cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz: um dos fundadores do bloco Confraria do Pasmado
O cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz: um dos fundadores do bloco Confraria do Pasmado (Confraria do Pasmado/Reprodução)
Continua após publicidade

O cineasta Luiz Ferraz, morto na noite desta terça-feira (23) em acidente aéreo no Mato Grosso do Sul, é um dos fundadores do bloco paulistano Confraria do Pasmado.

O grupo publicou uma homenagem ao documentarista na tarde desta quarta-feira (24). “Luizão não apenas participou da criação do Pasmado: ele encarnava, como poucos, a alma da Confraria, que há mais de 20 anos leva música, alegria e resistência às ruas de São Paulo”.

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz foi indicado recentemente ao Emmy com a série documental Dossiê Chapecó: O Jogo Por Trás da Tragédia (4×48) (2022), sobre o acidente aéreo que envolveu o time de futebol masculino da Chapecoense, em 2016.

Ele também era sócio da Olé Produções, produtora que assinou, entre outros projetos, o filme Paisagem Concreta (2022), sobre o arquiteto português Alvaro Siza e a relação dele com o Brasil.

Continua após a publicidade

O que se sabe sobre o acidente no Pantanal

Quatro pessoas morreram após a queda de um avião de pequeno porte na noite desta terça-feira (23), na região da Fazenda Barra Mansa, zona rual de Aquidauana.

O arquiteto chinês Kongjian Yu, o cineasta Rubens Crispim Júnior e o piloto Marcelo Pereira de Barros também estavam na aeronave. Todos morreram antes que as autoridades chegassem ao local.

O avião era um monomotor de modelo Cessna 175, fabricado em 1958, que operava em normalidade, com a documentação em dia. As causas estão sendo investigadas.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja São Paulo* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de R$ 39,99/mês