Continua após publicidade

CCBB apresenta retrospectiva inédita do cineasta Geraldo Sarno

A mostra exibe quase toda a filmografia do diretor e vai até o dia 9 de julho

Por Agência Brasil
Atualizado em 22 Maio 2024, 15h51 - Publicado em 18 jun 2023, 12h57
São Paulo (SP) - CCBB de SP apresenta retrospectiva inédita do cineasta Geraldo Sarno. - Sertânia - Foto: CCBB/Divulgação
São Paulo (SP) - CCBB de SP apresenta retrospectiva inédita do cineasta Geraldo Sarno. - Sertânia - Foto: CCBB/Divulgação (CCBB/Divulgação)
Continua após publicidade

“O sertão é o meu centro”. Foi assim que o cineasta baiano Geraldo Sarno (1938-2022) certa vez definiu o seu trabalho em uma entrevista ao site Papo de Cinema. Um dos mais respeitados diretores e roteiristas do país, Sarno ganha agora uma retrospectiva inédita de seu trabalho no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo.

+Teatro Oficina apresenta primeira peça dirigida por uma mulher

Gratuita, a retrospectiva teve início neste sábado (17) e segue até o dia 9 de julho exibindo quase toda a filmografia do diretor, que sempre trabalhou muito com temas como o sertão, a religiosidade popular, a literatura de cordel, o cangaço e a migração.

Continua após a publicidade
Iaô, do cineasta Geraldo Sarno, na retrospectiva do CCBB – Foto CCBB/Divulgação
Continua após a publicidade

A mostra vai exibir 26 filmes do cineasta entre longas, médias e curtas-metragens, tanto ficcionais quanto documentais. Entre eles, o seu último trabalho, o premiadíssimo Sertânia, filme que projeta a mente febril e delirante de Antão. Também será exibido Viramundo, que mostra a chegada de nordestinos à cidade de São Paulo; Casa Grande e Senzala, baseado no livro de mesmo nome de Gilberto Freyre; e Eu Carrego o Sertão Dentro de Mim, com narração baseada em texto do escritor João Guimarães Rosa.

A retrospectiva ainda inclui duas novas digitalizações de filmes que tiveram escassas exibições nas últimas décadas como Iaô e Plantar nas Estrelas.

Continua após a publicidade

Além da exibição dos filmes, a mostra vai realizar duas mesas de debates presenciais para refletir sobre a obra do cineasta. Outras informações sobre os filmes que serão exibidos e os dias de exibição podem ser consultados no site do CCBB.

A mostra tem curadoria de Ewerton Belico e Leonardo Amaral.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.