Continua após publicidade

Instalação de Daniel Jorge na CASACOR inclui dois móbiles de pedra

Maior evento de arquitetura de interiores do país reforçou a presença das artes na edição deste ano

Por Pedro Carvalho
Atualizado em 2 jun 2023, 06h45 - Publicado em 2 jun 2023, 06h00
Daniel Jorge: de Minas Gerais para a CASACOR São Paulo
Daniel Jorge: de Minas Gerais para a CASACOR São Paulo (Leo Martins/Veja SP)
Continua após publicidade

Três anos atrás, em Salvador, o artista e designer Daniel Jorge, 31, mostrou uma escultura de 13 metros de altura ao publicitário Pedro Tourinho — atual secretário de Cultura e Turismo da cidade —, que, por sorte, tinha uma casa espaçosa o suficiente para a peça. Maravilhado, Tourinho perguntou: “Rapaz, onde você esteve até agora?”. Daniel foi sincero na resposta: “Eu sempre estive aqui, mas ninguém me viu”.

+ Bárbara Paz ressignifica suas cicatrizes em mostra individual

Fazia três anos que Daniel esculpia as monumentais peças de pedra que marcam sua obra. “Mas, de lá para cá, a demanda explodiu”, ele conta — no momento, entre outros projetos, o artista trabalha na requalificação de cinco imóveis tombados do centro histórico de Salvador. O dom para a arte, porém, existe desde a infância — ou, como ele diz, “eu sempre estive aqui”.

Daniel nasceu em Recreio, na Zona da Mata de Minas Gerais. Com apenas 10 000 habitantes, a cidade era famosa pela cerâmica e outros produtos de barro — chegou a ter catorze olarias. A mãe trabalhou como diarista, o pai foi mestre de obras e adestrador de cavalos. Também viveu a infância em uma periferia do Rio de Janeiro. “Não era asfaltada, então eu inventava formas com o barro da rua. Na escola (o CIEP, criado por Oscar Niemeyer e Darcy Ribeiro), vendia grafites por 50 centavos”, ele conta.

Obra de Daniel Jorge usada na decoração de um ambiente da CASACOR
Obra de Daniel Jorge usada na decoração de um ambiente da CASACOR (Leo Martins/Veja SP)

Com uma instalação que inclui dois móbiles de pedra (foto acima; o maior deles feito em tempo recorde de 25 dias, quando o comum seria de seis meses) na CASACOR de 2023, Daniel é entusiasta da arte usada como decoração — um dos ambientes da mostra, a Casa Riachuelo (abaixo), projetada pelo arquiteto Marcelo Salum, tem uma peça do artista para compor o cenário. “A arte é diálogo. Se ficar só dentro das galerias, está em uma prisão. Eu entrei pela primeira vez em uma galeria só aos 28 anos”, ele conta.

Continua após a publicidade
A galeria de arte da CASACOR
A galeria de arte da CASACOR (Leo Martins/Veja SP)
Escultura 'Menino Além do Espelho', de Samuel Ângelo
Escultura ‘Menino Além do Espelho’, de Samuel Ângelo (Leo Martins/Veja SP)

A CASACOR, maior evento de arquitetura de interiores do país, reforçou a presença das artes na edição deste ano. A mostra tem uma galeria própria, com curadoria de Cézar Prestes, murais e cinco áreas de exposições e instalações.

CASACOR 2023. Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073. Até 6 de agosto. Ter. a sáb., das 12h às 22h; dom. e feriados, das 11h às 21h, 101 reais (inteira) e 51 reais (meia), pacotes promocionais.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.