Brasileiros vencem o Campeonato Mundial de Surfe para Cães
Família Surf Dog é bicampeã mundial na Califórnia. Cacau foi eleita a Top Dog 2025

A cadela Cacau e seu instrutor Ivan Quintães conquistaram cinco medalhas no Campeonato Mundial de Surf Dog, neste último sábado (2). A vitória aconteceu em Linda Mar Beach, em Pacífica, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Além das três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, Cacau também recebeu o título de Top Dog 2025, maior troféu da competição, entregue à melhor dupla entre todos os campeões de cada categoria.
“Competimos com os melhores do mundo e voltamos pra casa com um resultado que representa muito mais do que medalhas. Ver a Cacau feliz, com o rabinho abanando em cima da prancha, é a maior vitória de todas”, comenta Camila Tani, companheira de Ivan na criação do projeto Família Surf Dog.
Surf Dog
Sem restrição de raça, o Surf Dog é uma prática em que cães surfam sozinhos ou acompanhados de seus tutores. A modalidade visa melhorar a qualidade de vida do pet e seu vínculo com o cuidador.
A vitória de Cacau no campeonato consolidou o Brasil no topo do surf canino mundial pelo segundo ano consecutivo. “Ela representa a continuidade de tudo que o Bono construiu com a gente, e faz isso com tanto amor, leveza e alegria”, declara Camila.
Bono é o pai de Cacau. Considerado uma lenda no esporte, o cão surfista conquistou cinco títulos mundiais e dois recordes no Guinnes World Records, da onda mais longa já surfada por uma dupla cachorro e humano.
https://www.instagram.com/reel/C3pqggZOdpv/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Neste ano, a edição do campeonato teve um valor sentimental maior para a Família Surf Dog: o campeonato aconteceu na véspera do aniversário de 15 anos de Bono.
Preparação para a competição

Com mais de 300 mil seguidores no Instagram, a família de Cacau e Bono compartilha sua preparação para os campeonatos e o dia a dia dos pets em seu perfil. Os treinos são realizados em Búzios, no Rio de Janeiro, onde moram desde 2020.
A rotina dos atletas de quatro patas inclui prática regular de exercícios, alimentação equilibrada e momentos de lazer em família.
“A gente vive intensamente tudo isso. Cada onda é um desafio novo, e a conexão com a Cacau é o que faz tudo acontecer. Ela ama estar no mar, se diverte de verdade, e isso transparece nas competições. Não é sobre ganhar medalhas, é sobre construir uma história verdadeira, que inspira outras famílias a viverem com mais presença, amor e vínculo”, afirma Ivan.