Como será o 7 de setembro no Museu do Ipiranga, que reabre após nove anos
Capital terá várias atrações culturais para comemorar os 200 anos da independência, como exposições, shows, peças teatrais e programação especial em cinemas
O Museu do Ipiranga reabre ao público em 7 de setembro, após passar nove anos fechado, e será o principal palco de comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em São Paulo.
+ Casa de Portugal recebe exposição em homenagem aos 200 anos da Independência
No dia 6, haverá uma cerimônia de abertura fechada para convidados, autoridades e patrocinadores, e no dia seguinte as portas se abrirão para os primeiros visitantes: trabalhadores da obra e seus familiares, além de alunos e professores de escolas públicas. A partir de 8 de setembro, o Museu Paulista, que é seu nome oficial, poderá ser visitado por todos.
Foram 235 milhões de reais gastos nas obras de restauro e ampliação do local. “A reforma mais que duplicou a área do museu, houve o restauro do jardim francês, das pontes, a recuperação do entorno, a despoluição do Riacho do Ipiranga, e vamos abrir o museu com onze exposições com o acervo, além de uma grande mostra sobre o bicentenário, que vai começar em 1º de novembro”, explica Sérgio Sá Leitão, secretário estadual de Cultura e Economia Criativa.
Para evitar filas, só será possível visitar o Museu do Ipiranga mediante a reserva de ingressos antecipadamente, pelo site do museu, a partir deste sábado (3). A entrada será gratuita nos primeiros dois meses.
A comemoração dos 200 anos de independência terá manifestações artísticas dentro do museu e nos seus arredores, como a Avenida Dom Pedro I e o Parque da Independência, e se estende a outros equipamentos de cultura da capital, como museus, teatros e casas de cultura de diversas regiões. (Veja detalhes da programação abaixo)
+ Parque Ibirapuera começa a restaurar cúpula da Oca
“A cereja do bolo é a remontagem do grito de dom Pedro I, um espetáculo a céu aberto, que será feito de uma forma diferente: vai ter Machado de Assis narrando para o público o encontro de todos os personagens até chegar o momento de dom Pedro”, diz a secretária municipal de Cultura, Aline Torres.
No Parque da Independência, o público poderá curtir shows de artistas como Criolo, Vanessa da Mata, Priscila Alcantara, Juliette e Gaby Amarantos no dia 7 de setembro.
+ 9º Festival de Finos Filmes acontece no formato presencial e online
Tanto a gestão municipal quanto a estadual optaram por uma programação diversa, com foco também em indígenas, negros, trabalhadores e artistas. Um destaque é a exposição São Paulo, 1822-Bahia, 1823: Datas da Independência do Brasil, que abrirá no Museu Afro Brasil apenas em 15 de novembro, mas que buscará entrelaçar as histórias de dois processos de independência do país: a proclamada em 7 de setembro de 1822, em São Paulo, e aquela que só conheceu seu desfecho no ano seguinte, em 2 de julho de 1823, na Bahia, quando o processo de emancipação se efetivou.
Segundo o curador da instituição, Emanoel Araujo, será um “contraponto” à história que é contada no Ipiranga. “A gente quer que esse evento celebre a consciência do povo brasileiro de sua independência”, diz.
O bicentenário ainda será celebrado por peças teatrais e apresentações musicais pela cidade. Neste sábado (3), a Biblioteca do Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste, recebe a peça teatral infantil Maletas da Independência, indicada para crianças a partir de 4 anos. Serão seis apresentações de dez minutos cada, das 12h às 15h.
Já o Museu Catavento recebe a exposição 200 em 7, que apresenta releituras da famosa obra Independência ou Morte feitas por artistas grafiteiros que atuam nas periferias na Grande São Paulo. A mostra começou no dia 1º e vai até 10 de novembro.
No dia 6 de setembro, às 19h, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais se apresenta no Theatro Municipal, com um repertório especial em homenagem à data.
Um livro também homenageia a data: Imperatriz Leopoldina, um Grito de Independência foi organizado por professores do Colégio Porto Seguro e diversos pesquisadores e historiadores. O lançamento será o Campus Morumbi da instituição, em 5 de setembro, às 19h.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Balé de Drones
Para comemorar os 200 anos de independência, 200 drones vão sobrevoar o Museu do Ipiranga em sincronia, criando imagens de ícones brasileiros e grandes realizações da cultura no céu.
Quando? 7/9, às 21h
Onde? Museu do Ipiranga
Shows
• 7/9: Orquestra Jovem do Estado de SP | Criolo, Leandro Lehart, Margareth Menezes, Larissa Luz Adão Fernandes, Chapinha da Vela, Kant, Fafá de Belém, Bois de Parintins, Gaby Amarantos, Maestro João Carlos Martins, Ísis Testa, Juliette, Vanessa da Mata, Johnny Hooker, Mateus Carrilho, Bia Villa-Chan, Daniel, Priscilla Alcântara
• 8/9: Orquestra Jovem do Estado de SP
• 9/9: Brasil Jazz Sinfônica | Melim
• 10/9: Brasil Jazz Sinfônica | Gabriel Sater e Sá da dupla Sá e Guarabyra
• 11/9: Orquestra Sinfônica do Estado de SP | Geraldo Azevedo
Quando? De 7/9 a 11/9 a partir das 17h
Onde? Parque da Independência
Grito da Independência
No Parque da Independência, haverá uma encenação do Grito do Ipiranga, mas de forma revisitada, para trazer “a narrativa de outros gritos de independência de um país continental, multicultural e diverso”. Letícia Sabatella e Heraldo Firmino são alguns dos destaques do elenco, e a direção é de Georgette Fadel e Paula Klein.
Quando? 7/9, às 15h
Onde? Parque da Independência
Cinema
O Circuito SPCine fará uma programação especial relacionada à independência e a figuras importantes da história brasileira. Alguns dos destaques são os curtas Anita Malfatti — Liberdade para Criar e Tarsila do Amaral — As Cores do Brasil. Os filmes serão exibidos em diversas regiões da cidade, nas unidades de Perus, Jaraguá, Cidade Tiradentes, Paraíso e Ipiranga, na maioria com ingressos gratuitos.
Quando? Até 14/9, diversos horários
Onde? Sala SPCine, CEU Perus R. Bernardo José de Lorena, s/nº, Vila Fanton e mais quatro endereços
Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga será aberto com onze exposições, que incluem 3500 itens do acervo. Uma delas, chamada de Uma História do Brasil, retrata personagens da colonização portuguesa e inclui o famoso quadro Independência ou Morte!, de Pedro Américo.
Quando? A partir de 8/9, das 11h às 16h; a partir de 13/9, das 11h às 17h – entrada gratuita nos dois primeiros meses mediante reserva de ingressos online a partir de 5/9 (www.museudoipiranga. org.br)
Onde? Museu do Ipiranga
Projeções
Outro destaque da programação são as projeções realizadas na fachada do museu, que vão contar um pouco da história cultural do país dos últimos 200 anos, passando pela arte indígena até a Semana de Arte Moderna de 1922, citando a Tropicália e a Bossa Nova até chegar ao momento atual. A trilha sonora é de André Abujamra, e as projeções são divididas em oito atos com um minuto de duração cada.
Quando? De 7/9 à 11/9, das 18h às 22h
Onde? Fachada externa do Museu do Ipiranga
Desfile Cívico-Militar
A Avenida D. Pedro I, que dá acesso ao Museu do Ipiranga e ao Parque da Independência, vai sediar o tradicional desfile cívico-militar. O evento será realizado em parceria com o Exército, a Marinha e a Força Aérea Brasileira e contará com a presença de autoridades.
Quando? 7/9 das 9h às 11h
Onde? Avenida Dom Pedro I – Ipiranga
Vila Itororó
O Palacete da Vila Itororó foi inaugurado em 1922 como monumento comemorativo ao centenário da Independência, e agora completa 100 anos. No local, haverá uma celebração conjunta com os 200 anos da Independência, com uma projeção mapeada e um show de Eramir Neto e convidados, além de uma apresentação do espetáculo Mariofágia do Balé Jovem da Cidade.
Quando? 10/9, às 18h
Onde? Vila Itororó – Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista
Theatro Municipal
A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais fará um concerto com repertório especial em homenagem ao Bicentenário da Independência.
Quando? 6/9, à partir das 19h
Onde? Theatro Municipal
Museu Catavento
O Museu Catavento recebe a exposição 200 em 7, uma mostra com releituras da famosa obra de Pedro Américo Independência ou Morte. As releituras serão realizadas por artistas do grafite que atuam em regiões periféricas da Grande São Paulo.
Quando? De 1/9 a 10/11
Onde? Museu Catavento – Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de setembro de 2022, edição nº 2805