Banca em Pinheiros é ocupada por arte e vira plataforma para novos nomes
Espaço na Rua Mourato Coelho é fortalecido pela comunidade da região e pela realização de uma festa mensal
Quem passa pelo cruzamento da Rua Mourato Coelho com a Teodoro Sampaio, em Pinheiros, vê uma cena inusitada. Uma banca reúne uma coletânea diferente do tradicional noticiário impresso. Pinturas, aquarelas e colagens tomam conta das prateleiras da Banca dos Bichos. São obras com uma variedade de estilos e técnicas, em uma espécie de zoológico artístico. O visitante é atendido pela carismática Iracy Buenos, 65.
+ SP ganha novos murais em empenas de edifícios no Centro e na periferia
O nome do local foi escolhido, na verdade, pela finalidade que tinha anteriormente, a venda de jogo do bicho. Havia apenas um guichê para a prática, o restante do espaço estava vazio.
Iracy pensava em montar uma tabacaria, até que o artista plástico Marcelo Brasiliense passou por ali e viu a oportunidade de ocupá-lo com arte. No dia seguinte, a mesma sugestão veio de outra artista, Leka Mendes. A vendedora se convenceu e conseguiu a autorização do dono do estabelecimento para o projeto.
“Eu não sabia nada de arte. Olhava um quadro e não via o valor. Hoje vejo”, ela afirma O projeto começou em março, inicialmente de forma temporária.
“Quem participou gostou bastante. A Iracy se deu bem nas vendas e propôs continuar”, conta Marcelo. Desde então, o elenco foi de dez a 25 artistas. Não há critérios para participar, apenas o pagamento de uma mensalidade, que serve como renda para Iracy.
Os trabalhos saem por 200 reais em média. As vendas são fortalecidas pela comunidade da região e pela realização de uma festa mensal, que reúne pessoas do meio e promove rifas em troca de obras. Agora, o desejo da galerista é pintar toda a banca com cores vibrantes e abrir a sonhada tabacaria.
Publicado em VEJA São Paulo de 17 de novembro de 2023, edição nº 2868