Ator e diretor Robert Redford morre aos 89 anos
O grande nome de Hollywood ganhou dois Oscars e honrarias por sua atuação como ativista ambiental

Robert Redford, um dos grandes nomes de Hollywood, morreu na manhã de terça-feira (16) em Utah, aos 89 anos, segundo o jornal “The New York Times”. A sua morte foi comunicada por Cindi Berger, diretora-executiva da empresa de publicidade Rogers & Cowan PMK, segundo a publicação.
Redford morreu enquanto dormia em sua casa, de acordo com o jornal. “O lugar que ele amava e cercado por aqueles que ele amava”, dizia o informe. A causa da morte ainda não foi revelada.
Ator, diretor e ativista, Redford teve uma carreira extensa de sete décadas. Seu sucesso foi concretizado com sua atuação em “Butch Cassidy” (1969). Além disso, também participou em sucessos de bilheteria, como “Golpe de Mestre” (1973), “Todos os Homens do Presidente” (1976) e “Entre Dois Amores” (1985).
A carreira da estrela de Hollywood conta ainda com dois Oscars. Apesar de ser indicado pela primeira vez na categoria de Melhor Ator por seu papel em “Golpe de Mestre”, quem levou a estatueta naquele ano foi Jack Lemmon pela atuação em “Sonhos do Passado”.
O primeiro Oscar de Redford foi por Melhor Direção em 1980 por “Gente por Gente”, que também ganhou como Melhor Filme do ano. Sua segunda estatueta veio em 2022 como prêmio honorário em homenagem à sua carreira.
Sundance Film Festival
Além de ator e diretor, um dos grandes destaques de sua carreira foi sua atuação como empresário de filmes independentes. Com imenso impacto cultural, Robert Redford fundou o Sundance Institute, uma organização sem fins lucrativos que apoiou e continua a descobrir novas vozes cinematográficas.
O Sundance Film Festival, assim, tornou-se um palco global para filmes americanos produzidos fora do sistema hollywoodiano. Quentin Tarantino, Nicole Holofcener e David O. Russel são alguns nomes nasceram do berço Sundance.
Ator e ativista
Robert Redford ainda nutria uma terceira paixão, que afirmava ser seu verdadeiro interesse e preocupação: o meio ambiente. Mesmo com certa renúncia ao rótulo de ativista, Redford foi um dos pioneiros do arquétipo ator ativista, como os exemplos atuais de Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Emma Watson.
Em 2004, o ativista ganhou o Natural Resources Defense Council Forces por Nature Award.