Artistas dos almoços de domingo são celebrados na exposição A Verdadeira Arte
Hellmann’s promove a valorização dos artistas da clássica salada de maionese

Presente no tradicional almoço de domingo em mais de 60% dos lares brasileiros, a salada de maionese se consagra como um dos cinco acompanhamentos mais consumidos no país, segundo pesquisa realizada pela plataforma Opinion Box em 2024. Pensando em valorizar a gastronomia brasileira, Hellmann’s promoveu a exposição A Verdadeira Arte, na Galeria Caribé, na última sexta-feira, dia 31 de janeiro, em que o clássico prato ganhou status de obra de arte.
Por meio das redes sociais de Hellmann’s, consumidores foram escolhidos com suas fotografias para apresentarem saladas de maionese autorais, provando que a culinária do dia a dia também pode ser uma expressão artística. Para a agente de viagens Cláudia Valéria Baião, 58, a receita secreta atravessa gerações. “Cresci ajudando a minha mãe na cozinha. Nunca me esqueço do dia em que ela, dona Maria Rosalina, me passou a responsabilidade: agora a salada de maionese com atum é sua!”, narra emocionada sua memória familiar com a obra Peixe fora d’Água.
Outros artistas também deram ênfase a suas relações afetivas com a clássica receita e a tradição familiar. Como foi o caso de Regina, 73, e Roberta Veloso, 49, mãe e filha respectivamente. “Minha mãe era paisagista; eu observava os arranjos que ela fazia e, aos 14, 15 anos, tentava reproduzir o trabalho impecável dela com frutas, legumes… com tudo que tinha ali na cozinha”, lembra-se Regina, ao lado de seu quadro Uma Tarde no Campo.

A professora de gastronomia, que também tem um canal na internet, ainda completa: “Trabalho há 25 anos nesse ramo e é a primeira vez que me sinto homenageada de verdade! Estou muito emocionada, principalmente por estar aqui sendo celebrada junto com minha filha”, conclui Regina que é interrompida por um abraço de sua filha Roberta, que completa: “Eu que tenho orgulho de estar aqui com uma receita de gerações, que passou da minha avó para minha mãe, que passou para mim e que estou passando para o meu filho de 7 anos!”, enfatiza ela, que, para combinar com a mãe, amadrinhou sua obra de Encontro Floral.

Em uma galeria repleta de artistas, familiares, jornalistas, influenciadores e, principalmente, consumidores, as fotografias ecoaram lembranças compartilhadas por todos os cantos, entre entrevistas, vídeos-selfies e flashs. Para o fisioterapeuta Deginaldo Bernardino, 67, que cozinha há 50 anos e escolheu estampar uma joaninha em sua obra, “reunir a família é reconhecer que temos sorte! E eu tenho muita! Tanto que conheci Hellmann’s em 1965 e fiz a primeira receita de salada de batata com maionese da família. Eu que criei a tradição”, brinca bem-humorado, ao lado de sua receita Pouso da Sorte.
ALMOÇO DE DOMINGO

A iniciativa faz parte da campanha Com Hellmann’s, o Domingo Fica Tudo de Bom, lançada em outubro de 2024, com foco na valorização da cozinha caseira e do sabor das refeições em família nas diferentes regiões do país.
Para Carolina Riotto, CMO da categoria de alimentos da Unilever no Brasil e CMO de Hellmann’s para a América Latina, a ação reforça o compromisso da marca com a criação de lembranças únicas. “Não tem como não se emocionar ao entrar aqui e ver todos esses artistas sendo reconhecidos publicamente, inclusive porque eu tenho uma memória afetiva dessa receita, me lembro muito de minha avó e dos almoços de domingo que sempre vinham acompanhados de uma maionese”, enfatiza Carolina, comovida ao dizer o nome de sua avó, Iraci. A CMO ainda completa: “Fico muito feliz que, em tempos de inteligência artificial, nós podemos celebrar os encontros presenciais. Culinária é cultura quando nos reunimos ao redor da mesa”.
Com essa exposição, a marca quer dar o merecido protagonismo aos verdadeiros artistas, os cozinheiros das famílias brasileiras, ao trazer suas criações para uma galeria de arte, mantendo o seu consumidor no centro de suas decisões ao acompanhar mudanças no comportamento e preservar sua identidade e expertise.

Segundo Guilherme Moraes, gerente sênior de marketing de Hellmann’s para a Unilever Brasil, a iniciativa busca documentar a diversidade da gastronomia brasileira a partir das experiências ao redor da mesa. “A gente queria mostrar a beleza dessas obras que muitas vezes ficam restritas ao ambiente familiar, trazendo luz para os hábitos dos brasileiros.” O gerente ainda nos conta que sua mãe, Cláudia Valéria, é a pessoa oficial da salada de maionese da sua família, desde sua infância, e que, inclusive, gostaria de ter sido selecionada para expor sua obra de arte. “Eu tenho muitas memórias bonitas desse prato, assim como cada um dos artistas que estão aqui. Valorizem os artistas da casa de vocês! Isso é o puro suco de Brasil!”.
Presente no Brasil há mais de 60 anos, Hellmann’s construiu uma forte conexão emocional com os consumidores, sendo reconhecida como sinônimo da categoria. Além de expostas, as 15 obras também estão eternizadas no livro A Verdadeira Arte com suas receitas de família. Para saber mais, acesse o site da campanha.
Para saber mais, acesse o site da campanha!