Artistas de Cidade Tiradentes ganham mostra em galeria na Oscar Freire
Com curadoria de Aracy Amaral, obras retratam cotidiano da Zona Leste
Visões do cotidiano da Zona Leste compõem a mostra Situações / Paisagens Urbanas, aberta na Galeria Berenice Arvani, na Rua Oscar Freire, nos Jardins. Com 36 obras, a seleção feita pela curadora Aracy Amaral, uma das mais experientes do país, contempla seis artistas, todos moradores dos arredores de Cidade Tiradentes e membros do coletivo Ali:Leste, criado em 2019 por Link Museu e amigos da vizinhança.
+ Romeu Felipe terá salão de dois andares no Iguatemi São Paulo
Foi nessa época que ele conheceu o artista visual Rodrigo Andrade, uma das inspirações e mentor do grupo, com quem formou a dupla MUSEUL*RA. “Começamos a fazer pinturas a quatro mãos, que resultaram na exposição Soma, em 2021, e não paramos mais”, conta Link, que mantém o Ateliê da Rapa, em Guaianases.
Antes de migrar para as telas, boa parte dos integrantes do grupo de arte livre itinerante (daí a sigla “Ali”), Link incluído, começou nas pichações pela cidade. Hoje pintam em casa ou na sede do coletivo, quando não estão dando expediente em suas ocupações paralelas.
“Eles trabalham nas áreas mais diversas possíveis. Uma moça é cabeleireira, outro é motorista de caminhão. Sem terem nenhuma aproximação com o meio artístico, acabaram se encantando pela pintura”, diz Aracy.
As paisagens vão de campos e morros a ruas de asfalto e personagens do bairro, como um garoto empinando a bicicleta no quadro Grau (2024), de Renato Custodio, e uma moça de pernas cruzadas em uma poltrona na tela Linda Mulher (2023), de Koki.
Todos os quadros da mostra estão à venda, com valor médio de 3 500 reais, e, antes mesmo da abertura, alguns já haviam sido vendidos, segundo Berenice, fundadora da galeria. “Eu quero comprar alguns para mim, mas acho que não vai sobrar”, diz.
+ Comer & Beber 2024: vote nos seus endereços favoritos
Além de retratarem a cena local e seus habitantes, algumas pinturas apostam no bom humor. “Eles têm uma humanização, não disputam entre si, e uma pegada bastante contemporânea. Me atraí pela cultura que adquiriram por meio da arte, falando de Van Gogh e Cézanne, e discursando sobre o olhar que têm sobre a vida.”
Rua Oscar Freire, 540, Jardins, 3082-1927. Seg. a sex., 10h/19h30. Até 16/9. Grátis. galeriaberenicearvani.com
Publicado em VEJA São Paulo de 16 de agosto de 2024, edição nº 2906