Arquiteto denuncia caso de racismo de visitante na CASACOR
Gabriel Rosa, participante da atual edição do evento e premiado em 2024, gravou o momento em que mulher faz declarações preconceituosas

O arquiteto paulista Gabriel Rosa denunciou nas redes sociais um caso de racismo que ocorreu dentro do seu próprio ambiente da CASACOR 2025, na última quinta-feira (24).
O participante do evento de arquitetura de interiores, que foi premiado em 2024 pelo Prêmio VEJA SP de Melhor Ambiente CASACOR na categoria “Banheiros e lavabos”, registrou em vídeo o momento em que uma visitante fez declarações racistas.
“Depois que pode entrar com cota, eu não vou mais a médico preto. (…) Como eu vou me consultar com um médico que passou voando na faculdade? Não vou mais”, diz a mulher, enquanto Gabriel grava a conversa.
O arquiteto registrou o boletim de ocorrência em seguida, e agradeceu nas redes sociais o acolhimento da CASACOR. “A CASACOR repudia veementemente qualquer ato de racismo, discriminação ou violência. São atitudes inaceitáveis e criminosas, que não têm lugar em nossos ambientes”, disse em nota a organização do evento.
“Não me mantive calado, não poderia. (…) Faço por mim e por todos os corpos pretos que estão ocupando a CASACOR, que constroem, criam e resistem todos os dias nesses espaços. A polícia estava a aguardando na porta, registrei o B.O com a presença da mesma e todas as medidas cabíveis serão tomadas”, detalhou Gabriel pelo Instagram.

Em entrevista à Vejinha, Gabriel deu mais detalhes sobre a ocorrência. “Eu estava no meu ambiente, e geralmente deixo alguns panfletos com a minha foto e informações profissionais. Ela me perguntou se eu era o arquiteto e sobre o conceito do projeto, só que a conversa foi indo para um lado muito estranho”, diz.
Depois do momento registrado no vídeo, o arquiteto decidiu denunciar. “Não tem como deixar isso passar. Procurei a organização da CASACOR e eles prontamente foram me ajudar, primeiro a localizar ela dentro dos casarões, e depois a acionar a polícia. Abri o boletim de ocorrência, estamos esperando agora os quatro dias, quando cai no sistema certinho para seguirmos com os próximos passos”.
Conheça Gabriel Rosa, arquiteto participante da CASACOR 2025
Nascido em Itapevi, Gabriel se formou na faculdade de arquitetura em 2023, e tem escritório próprio desde 2022. Foi o participante mais jovem da CASACOR 2024.
Voltado principalmente à arquitetura de interiores, ele soma clientes em diversos estados do país. Sua popularidade aumentou após iniciar, em outubro de 2023, um projeto para a influenciadora Lais Oliveira.
Na atual edição do evento de arquitetura, Gabriel assina o ambiente “Adega Legado”, que resgata a história do vinho para revelar a origem no continente africano. Um vitral de cores vibrantes, madeiras em tons quentes, lareira, poltronas e cortinas de veludo compõem o projeto de 33 metros quadrados.