A batalha dos zumbis: ‘Guerra Mundial Z’ vs. ‘Juan dos Mortos’
Superprodução com Brad Pitt, que estreia nesta sexta (28), dividirá espaço no circuito da cidade com a comédia de terror cubana. Veja as diferenças entre os filmes
De um lado, zumbis criados com efeitos caríssimos de computação gráfica. De outro, mortos-vivos cubanos de baixo orçamento. A partir de sexta (28), com a estreia da superprodução Guerra Mundial Z, começa a batalha entre dois filmes de zumbis em exibição na cidade. O novo blockbuster com Brad Pitt disputa atenções na cidade com o curioso Juan dos Mortos, que custou 63 vezes menos.
As tramas têm um ponto de partida parecido: uma epidemia transforma pessoas comuns em monstrengos sedentos por sangue. As diferenças, no entanto, começam na escala de cada projeto. Enquanto a ameaça de Guerra Mundial Z é global, em Juan dos Mortos o araque se dá na ilha de Fidel Castro.
+ Leia entrevista com o diretor de Juan dos Mortos, Alejandro Brugués
Em tom, os filmes também são muito diferentes. Os zumbis cubanos se tornam pretexto para uma sátira da vida em Havana, sem perspectivas e, por isso, criticada por uma parte da população. Já o novo hit hollywoodiano opta pelo formato de uma típica fita de ação, com perseguições e ritmo tenso.
Abaixo, veja uma comparação entre os filmes e faça a sua escolha:
Trama: Uma invasão de zumbis toma conta do planeta. Para encontrar uma forma de encerrar o caos, um especialista aposentado da ONU entra em ação.
Orçamento: 190 milhões de dólares
Astro principal: Brad Pitt
Diretor: Marc Forster, de 007 – Quantum of Solace e O Caçador de Pipas
Locações: Inglaterra, Escócia, Estados Unidos, Hungria e Malta
Cenas de ação: Mirabolantes, com muitos efeitos visuais. Em uma delas, zumbis atacam um avião em pleno voo
Mortes: Bilhões (são cerca de 800 mil zumbis furiosos, no total)
Em 3D? Sim
Bilheteria: 112 milhões de dólares (na primeira semana de exibição)
Trama: Um comerciante cubano fracassado encontra uma forma de lucrar com o ataque de zumbis em Cuba: se oferece para matar parentes que se transformaram em mortos-vivos
Orçamento: 3 milhões de dólares (é o filme mais caro produzido em Cuba sem financiamento estatal)
Astro principal: O ator cubano Alexis Diaz de Villegas
Diretor: Alejandro Brugués (é o seu segundo longa da carreira)
Locação: Havana
Cenas de ação: Poucas, já que o orçamento não permitia. O zumbis são lentos, porém, assustadores
Mortes: Centenas
Em 3D? Não
Bilheteria: 18 milhões de dólares
VEM AÍ…
Conheça os próximos filmes de zumbi que entrarão em cartaz
R.I.P.D.
A comédia de ação conta a história de um departamento policial chamado Descanse em Paz, formada por soldados mortos-vivos. Um novo integrante da equipe, interpretado por Ryan Reynolds, tenta encontrar o homem que o matou. Robert Schwentke, da comédia Red – Aposentados e Perigosos, dirige. Estreia nos Estados Unidos em 19 de julho.
Zombie Hunter
Danny Trejo, o astro da comédia Machete, está no elenco desta fita de ação ambientada em um futuro pós-apocalíptico. Nesse cenário desolado, os poucos sobreviventes dirigem carros velhos em alta velocidade, à procura de carne humana. Ainda sem previsão de estreia no Brasil, o longa será lançado nos Estados Unidos em 2013.
Cockneys vs. Zombies
A comédia britânica, exibida recentemente no Festival Cultura Inglesa, mostra uma gangue de assaltantes de bancos que muda o ramo de atuação a partir do momento em que Londres é infestada por mortos-vivos. Ainda sem previsão de lançamento no Brasil.
REC 4: Apocalipse
Na continuação da fita de horror espanhola, a personagem principal, Ângela Vidal (interpretada por Manuela Velasco), é resgatada do prédio que sofreu o ataque de zumbis para se examinada por uma equipe de S.W.A.T. Lá, os oficiais descobrem que a mulher foi infectada pelo vírus do mal. Estreia na Espanha ainda este ano.
Orgulho e Preconceito e Zumbis
Uma adaptação do livro de Seth Grahame-Smith (autor de Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros) está em desenvolvimento. A atriz Natalie Portman foi cotada para o papel principal, mas decidiu apenas produzir o longa. Por enquanto, apenas o nome da atriz Lily Collins está confirmado.