Brutalismo tropical de São Paulo inspira nova coleção da H&M Studio
Linha sofisticada da marca sueca traz silhuetas fortes, em peças que unem a modernidade da capital paulistana com o minimalismo de Estocolmo

A partir do dia 25 de setembro, a nova coleção da H&M Studio – linha mais sofisticada, dentro do portfólio da rede de fast fashion sueca – estará disponível às clientes da marca, somente pelo e-commerce.
De acordo com Linda Wikell, designer de conceito de H&M Studio, a coleção feminina de roupas e acessórios tem a cara da capital paulistana. “Buscamos inspiração no brutalismo tropical de São Paulo e no minimalismo de Estocolmo para criar silhuetas fortes.
Há também uma feminilidade na coleção que é ao mesmo tempo rigorosa e delicada – uma expressão da mulher multifacetada de hoje, que está em constante exploração de novos caminhos”, afirma Linda.
A designer afirma, ainda, que procurou por conexões entre elementos contrastantes, a partir de um encontro cultural entre a modernidade de São Paulo e o estilo discreto e preciso de Estocolmo, capital da Suécia.

O design foi pautado pelo uso de materiais e estruturas expostas, como no brutalismo – estilo arquitetônico caracterizado pela utilização expressiva do concreto aparente e pela funcionalidade em primeiro lugar, rejeitando ornamentos O nome, brutalismo, é uma derivação do termo béton brut (concreto bruto, em francês).
A essas formas mais limpas e diretas, une-se a nostalgia do artesanato e a suavidade das silhuetas femininas – um mix esperto que exala o contemporâneo.
Como força bruta, a coleção se apoia nos detalhes — como forros, costuras e fechos aparentes, presente em peças como vestidos, camisas, malhas e leggings. Já os acabamentos crus, os detalhes em peplum (babado ou dobra em tecido, localizado na cintura, formando um saiote), as costas drapeadas e os zíperes à mostra enfatizam a construção de jaquetas, blusas e calças.

As peças-chave vão da alfaiataria ao casual, onde uma saia lápis de paetês e tule ou uma calça de lã longa e ajustada se encontram com conjuntos de jaqueta e calça jeans, vestidos com estilo slip dress e jaquetas de náilon leves, com formato balão.
Materiais como lã, shearling (pele de ovelha ou cordeiro, curtida e processada com a lã ainda no couro), denim e náilon são celebrados em sua forma pura.
A paleta de cores em marrom, ferrugem, azul-marinho, preto e cinza-concreto faz referência ao brutalismo, enquanto os toques de vermelho, rosa lingerie, azul-neblina e azul-céu, além de uma estampa floral vintage, injetam energia criativa vibrante.

Entre os acessórios mais estilosos estão maxi bolsas e luvas de couro, além de brincos ear cuffs maximalistas. Atualmente, a H&M tem duas lojas abertas em São Paulo, nos shoppings Iguatemi e Anália Franco. Uma terceira loja está prevista para o shopping Morumbi, ainda sem data definida.