Amend investe na presença digital e mira em ampliar a exportação
Marca completa mais de três décadas no mercado de cosméticos capilares,
Com três décadas recém-completadas, a história da Amend, marca de cosméticos brasileira, é digna de filme. Fundada em 1994 pela família Cintra, a então pequena fabricante de produtos capilares chegou a entrar em crise financeira na década de 2000 com uma dívida milionária. Em meio ao caos financeiro, André Cintra, herdeiro do criador da marca, Paulo Antonio, assumiu o negócio aos 22 anos e conseguiu reerguê-lo investindo em um time de executivos de ponta, em tecnologia e em diversificação do portfólio. Em 2014, Cintra, que é atleta de snowboard, decidiu entregar o cargo de CEO ao empresário João Paulo Chaccur, atual responsável pela estratégia da marca, que alça novos voos na modernização.
Um dos investimentos é a atuação cada vez mais maciça no digital. Inaugurada em 2023, a sede da empresa, no Itaim Bibi, apelidada de Casa Amend, é um exemplo disso, com espaços instagramáveis e um salão conceito. “É uma maneira de nos posicionarmos institucionalmente, a marca fica mais dinâmica e atual. De estar perto dos clientes, ter um espaço de convivência e experimentação para os colaboradores, além, claro, de ser um atrativo para as influenciadoras gravarem conteúdos. Estamos recebendo trinta criadoras de conteúdo por mês”, explica Chaccur.
Com oitocentos metros quadrados, a casa possui três andares com salas de reunião, todas nomeadas em homenagem às linhas de produtos mais famosas, auditório, o Amend Lab, dedicado a vivências e eventos, e o terraço. Outro passo importante foi o reforço do time de marketing, que focou em campanhas para as redes sociais neste ano. O resultado foi um sucesso com o viral de dois produtos que caíram no gosto da internet e renderam milhares de visualizações no TikTok: o leave-in Seca Sem Frizz e a linha de hidratação Gold Black.
“Muitos elementos precisam estar alinhados: tem que ser o produto certo comunicado da forma certa para o público ideal. A viralização gera um crescimento muito rápido, alavanca demais a marca e puxa outros canais de venda. Estamos focados em aprender o caminho mais assertivo para gerar esses virais”, conta Guilherme Thofehrn, diretor de marketing. A estratégia se traduz no crescimento das vendas digitais, que chegaram a bater 30% do faturamento interno em alguns meses de 2025, enquanto um ano atrás chegava a 10%.
Na nova guinada, a Amend ambiciona um crescimento no mercado de exportação. Presente em dezoito países, a empresa quer focar em um portfólio menor e mais assertivo para o estrangeiro. “Temos uma presença muito grande na Europa, mas nunca demos o foco devido à exportação. Neste ano, entramos com um time exclusivo e estamos revisitando a estratégia para que se torne, no futuro, 25% da companhia”, indica Chaccur.
Enquanto reduz o portfólio por um lado, no Brasil o catálogo só se amplia com um investimento em mais produtos tecnológicos e diversificados. Nos últimos meses, a Amend lançou uma nova linha de coloração capilar, uma proteína e um filtro solar para cabelos. “Temos um portfólio com mais de 300 produtos, a ideia é ter um item para solucionar cada problema. E todo ano seguimos uma janela de lançamentos em dois momentos: em abril e em setembro. Então, já estamos pensando no próximo ciclo, vamos entrar em produção logo mais”, afirma o CEO da empresa.
Além da sede na Zona Oeste da capital, a marca possui uma fábrica em Diadema, na região metropolitana de São Paulo. Ao todo, são cerca de 2 000 colaboradores e 40 000 pontos de venda com produtos Amend, número que pode dobrar em 2026. “Vai aumentar drasticamente porque estamos com um trabalho intenso de distribuição no canal de varejo. Um projeto forte em andamento de transformação do modelo de negócio físico”, adianta Chaccur.
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de novembro de 2025, edição nº 2969
“Tremembé”: O que se sabe sobre a situação atual de Sandrão?
Revo completa dois anos e redefine a mobilidade aérea em São Paulo
Prédio famoso pelo contraste com comunidade enfrenta dívidas e processos
Suzane von Richthofen volta ao Instagram após “Tremembé”
Conheça o Circo Caju, o mais novo ponto cultural da Barra Funda





