9 curiosidades sobre “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
O filme vencedor do Oscar foi produzido em tempo recorde, com um orçamento enxuto e uma equipe de efeitos visuais amadora
Não é preciso muito para saber que o filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” é um dos maiores sucessos do cinema de 2022 – o Oscar deste ano não nos deixa mentir!
E o filme – que já está disponível no Amazon Prime Video – é repleto de curiosidades que tornam a produção ainda mais impressionante. Veja alguns dos fatos mais curiosos sobre o filme abaixo:
1) O filme é dirigido e foi roteirizado por Daniel Kwan e Daniel Scheinert que, acredite, recusaram assumir a direção da série Loki do Disney+, para criarem o próprio multiverso no filme.
2) Apesar de ser um sucesso, o orçamento para “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” não foi dos melhores: aproximadamente US$ 25 milhões, bem abaixo das superproduções de Hollywood. Porém, o investimento “singelo” deu resultado: o longa acumulou US$ 75 milhões nas bilheterias, na semana de estreia.
3) O filme foi preparado por tanto tempo e a sinopse era tão inovadora – apesar do boom sobre o multiverso liderado pela Marvel -, que ele foi mantido em completo sigilo até o lançamento. Curiosamente, a página do IMDB sobre o filme não entregava muito sobre a produção: dizia, apenas, que falava sobre uma mulher “tentando pagar os seus impostos”.
4) A produção foi finalizada em tempo recorde: foram apenas 40 dias de filmagens, muito abaixo da média de filmes com orçamento, inclusive, menor do que este. Isso aconteceu porque os diretores estavam muito bem preparados para a produção e só precisaram fazer alguns ajustes no momento das filmagens – o reflexo de um roteiro que levou anos para ficar pronto.
5) Jackie Chan foi chamado para ser o protagonista do filme, originalmente, mas recusou o papel. Por isso, os diretores decidiram reformular a história e colocarem uma mulher no papel central – entra aí Michelle Yeoh, que brilhou como a protagonista Evelyn Wang e levou para casa o Oscar de Melhor Atriz no último domingo (12).
6) Falando em Oscar, o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante ficou para Ke Huy Quan, uma vitória muito além da estatueta. Isso porque o astro passou 20 anos longe das telonas por causa da falta de oportunidades para atores asiáticos no cinema.
7) Um dos papéis mais memoráveis de Quan nas telonas, aliás, foi no filme Indiana Jones e o Templo da Perdição, de 1984. O personagem Short Round marcou a infância de muita gente, viu?!
8) Jackie Chan não foi o único cotado para o filme que recusou participação no projeto. Daniel Radcliffe, o eterno Harry Potter, também teria um personagem na história, mas precisou passar o trabalho porque estava em cartaz com uma peça de teatro na época das filmagens.
9) Quem assiste a Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo fica impressionado com os efeitos especiais, mas talvez fique surpreso ao saber que o longa foi pós-produzido por apenas 5 pessoas. Pois é, o time de efeitos visuais era bem pequeno – e ninguém ali era especializado na área. É a magia do cinema independente em ação!