Ex-professor de física da USP abre café temático que inclui experimentos
Endereço em Perdizes tem atrações como bola de plasma e demonstração de corrente elétrica
Há cafés e cafés na cidade. Numa cafeteira inaugurada no dia 4 de abril em Perdizes, a bebida pode ser até boa mas não é a única atração. É possível tomar um expresso enquanto se observa experimentos científicos ou joga uma partida de xadrez na Physics Cafe, idealizada pelo professor Alvaro Vannucci, que acabou de se aposentar do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).
Surpreendente, o espaço conta com uma bola de plasma; um espelho que, por meio de ilusão de ótica, parece um buraco na parede; uma demonstração de como é criada a corrente elétrica; e um tubo que recebe 12 000 volts entre duas hastes metálicas e gera uma faísca (veja vídeo abaixo).
O físico explica que quis criar um lugar onde as pessoas também pudessem se divertir e se atualizar. “É uma ideia antiga, mas precisei esperar até a aposentadoria. É totalmente diferente do que eu fazia antes, estou aprendendo na marra”, diz.
No piso superior, fica uma sala para trinta pessoas, onde serão ministradas palestras e cursos sobre temáticas atuais e de interesse científico, além de aulas particulares – de física, matemática e química – com professores formados pela USP e o próprio Vanucci.
Para recarregar as energias, a casa oferece cafés Santa Mônica – o expresso sai por R$ 5,50 – e empadas salgadas e doces. A promessa é que o cardápio cresça em breve.
Physics Cafe. Rua Lincoln Albuquerque, 322, Perdizes, tel. 3865-8656. Ter. a sex., 10h30 às 20h; sáb., 9h às 20h.