Continua após publicidade

Tradicional lanchonete do Ipiranga chega aos 50 anos

Hoje nas mãos da filha do fundador, Hambúrguer do Seu Oswaldo preserva "manias" como não servir batata frita nem aceitar cartão

Por Veja São Paulo
Atualizado em 20 jan 2022, 10h03 - Publicado em 31 out 2016, 17h05
Hambúrguer do Seu Oswaldo
Hambúrguer do Seu Oswaldo (Mario Rodrigues/)
Continua após publicidade

O Hambúrguer do Seu Oswaldo acaba de completar cinquenta anos.  Foi no dia 30 de outubro de 1966 que Oswaldo Paolicchi botou a casa para funcionar no mesmo endereço que antes abrigava sua pequena fábrica de armários para banheiro. Mesmo deois da morte do fundador, aos 78 anos, em 2008, pouca coisa mudou ali. Afora uma bem-vinda ampliação feita pela filha Marta, que não descaracterizou o clima de lanchonete das antigas, o clássico do Ipiranga segue imutável. Serve um cheese salada tão simples quanto bom – não por acaso, o endereço foi eleito pelo especial COMER & BEBER de 2012 o dono do melhor hambúrguer tradicional da cidade. Ele leva um disco de 90 gramas de patinho moído, maionese artesanal e um molho de tomate fresco delicioso, que é reproduzido por lanchonetes vizinhas, caso da Kaskata’s, e endereços mais sofisticados do gênero, como a rede Lanchonete da Cidade e a premiada Tradi, na Vila Nova Conceição.

Hambúrguer do Seu Oswaldo
Hambúrguer do Seu Oswaldo ()

+ Sete comidinhas para estômagos fortes

Como manda a tradição, o sanduba ali ainda é entregue no saquinho de papel sobre um pratinho colorido e custa R$ 16,50. Outras idiossincrasias incluem a ausência de batata frita ou anéis de cebola no cardápio. Para acompanhar, nem mesmo milk-shake, só refrigerante de garrafa. E nada de cartão para pagar a conta, fechada na ponta do lápis, já que a casa trabalha apenas com dinheiro. A efeméride passaria batida não fosse por um detalhe: o Hambúrguer do Seu Oswaldo ganhou duas semanas atrás um novo letreiro após quase dez anos sem, já que o antigo foi retirado quando a Lei Cidade Limpa entrou em vigor, em 2007.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.