Tradicional lanchonete do Ipiranga chega aos 50 anos
Hoje nas mãos da filha do fundador, Hambúrguer do Seu Oswaldo preserva "manias" como não servir batata frita nem aceitar cartão
O Hambúrguer do Seu Oswaldo acaba de completar cinquenta anos. Foi no dia 30 de outubro de 1966 que Oswaldo Paolicchi botou a casa para funcionar no mesmo endereço que antes abrigava sua pequena fábrica de armários para banheiro. Mesmo deois da morte do fundador, aos 78 anos, em 2008, pouca coisa mudou ali. Afora uma bem-vinda ampliação feita pela filha Marta, que não descaracterizou o clima de lanchonete das antigas, o clássico do Ipiranga segue imutável. Serve um cheese salada tão simples quanto bom – não por acaso, o endereço foi eleito pelo especial COMER & BEBER de 2012 o dono do melhor hambúrguer tradicional da cidade. Ele leva um disco de 90 gramas de patinho moído, maionese artesanal e um molho de tomate fresco delicioso, que é reproduzido por lanchonetes vizinhas, caso da Kaskata’s, e endereços mais sofisticados do gênero, como a rede Lanchonete da Cidade e a premiada Tradi, na Vila Nova Conceição.
+ Sete comidinhas para estômagos fortes
Como manda a tradição, o sanduba ali ainda é entregue no saquinho de papel sobre um pratinho colorido e custa R$ 16,50. Outras idiossincrasias incluem a ausência de batata frita ou anéis de cebola no cardápio. Para acompanhar, nem mesmo milk-shake, só refrigerante de garrafa. E nada de cartão para pagar a conta, fechada na ponta do lápis, já que a casa trabalha apenas com dinheiro. A efeméride passaria batida não fosse por um detalhe: o Hambúrguer do Seu Oswaldo ganhou duas semanas atrás um novo letreiro após quase dez anos sem, já que o antigo foi retirado quando a Lei Cidade Limpa entrou em vigor, em 2007.