Bandas lançam rótulos de cerveja para lucrar com os fãs
Bebidas que combinam malte, lúpulo e rock’n’roll começam a pipocar no mercado
Cerveja tem tudo a ver com rock. Agora, a bebida ganhou ainda mais afinidade com o gênero. Neste ano, oito bandas lançaram rótulos próprios. Fazem parte da lista grifes da pauleira do calibre de Kiss, Motorhead e AC/DC. A Trooper, do Iron Maiden, chegou ao mercado no mês passado, e seu primeiro lote se esgotou em poucos dias. Uma nova fornada desembarcará nos supermercados e bares no dia 20.
No circuito nacional, Ratos de Porão faz barulho na happy hour há mais de um ano, Nenhum de Nós e Velhas Virgens chegaram nos primeiros meses de 2013 e a paulistana Angra estreia nesta semana com dois tipos (veja o quadro abaixo). “A ideia é expandir o alcance do nosso nome a um público maior”, diz o guitarrista Rafael Bittencourt.
As receitas da cerveja do Angra foram elaboradas em parceria com a distribuidora Bushido Brazil, responsável também pela pioneira Sepultura, em 2009, e pelos rótulos Raimundos e Matanza (ambos lançados em 2013).
“É mais fácil vender uma marca conhecida do que emplacar algo novo nas prateleiras”, afirma o diretor comercial da empresa, Mauricio Montoro.
Além de combinar com o som, a embalagem pode se tornar peça de coleção. “Após beberem, guardem as garrafinhas”, recomenda Roger Moreira, líder do Ultraje a Rigor, que lançou no último mês 5 000 kits (cada um ao custo de 115 reais), que incluem camiseta, taça e três volumes da Nós Vamos Invadir Sua Praia, nome que também batiza um dos hits da banda.
“Era fã do grupo e gostei da bebida”, diz o vendedor Eduardo Oliveira, que na segunda (2) saboreava uma de suas versões na filial do Itaim da rede Mr. Beer, onde cinquenta unidades foram vendidas em agosto.