Projeto busca curvas semelhantes ao “S de Senna” pelo Brasil
Em 1989, na reforma do Autódromo de Interlagos, Ayrton Senna sugeriu a construção da famosa curva em forma de S
O Autódromo de Interlagos, onde rola neste fim de semana o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, passava por intensas reformas em 1989. A intenção era receber, no ano seguinte, o GP de volta a São Paulo.
Na pista, foi construído um segmento em forma de “S” que viria a ser chamado de S de “Senna”.
Explica-se. O tricampeão Ayrton Senna, nos intervalos das corridas no exterior, visitou as obras e sugeriu que fosse feita a ligação de duas curvas, entre o anel externo e o miolo do circuito. Ideia acatada.
A montadora alemã Audi, representada por Senna no Brasil nos anos 90, e a Warner Bros. Discovery (WBD) produziram um minidocumentário sobre o S, o O Legado do S, disponível no YouTube.
Além do documentário, o projeto busca encontrar a presença de curvas similares ao S em estradas e rodovias pelo país.
Para isso, tem o auxílio de um estúdio de inovação digital que desenvolveu algoritmos que comparam o traçado, o comprimento e a direção em relação ao original.
A primeira quase réplica foi mapeada na Rodovia SC-110, em Urubici (SC). No local, há um mirante para que os visitantes contemplem a vista da serra.
Foi descoberto outro S em uma estrada de terra em Ribeirão Pires, da Grande São Paulo, a Estrada Vereadora Mercedes D’Orto, que alcançou 92% de semelhança com o trecho original. Ciclistas e pedestres passeiam pelo local aos fins de semana.