Engenheiro elimina 80 quilos “na raça” e sonha em correr a maratona de SP
Oba, tem história nova no Vida Boa. Desta vez, quem conta sua saga linda e vencedora é o engenheiro biomédico Lázaro Vaz, de 28 anos. Ele conseguiu eliminar da vida 80 quilos e agora sonha (e vai conseguir) em correr uma maratona. A seguir, o depoimento dele. “Eu lembro que uma vez me falaram que, […]
Oba, tem história nova no Vida Boa. Desta vez, quem conta sua saga linda e vencedora é o engenheiro biomédico Lázaro Vaz, de 28 anos. Ele conseguiu eliminar da vida 80 quilos e agora sonha (e vai conseguir) em correr uma maratona. A seguir, o depoimento dele.
“Eu lembro que uma vez me falaram que, pelo peso que eu estava, sem algum procedimento radical, como redução de estômago, seria impossível atingir meu peso ideal. Não liguei muito para isso e continuei minha vida, até o dia que bati 172 quilos. Ali, simplesmente percebi que talvez as pessoas que afirmaram isso poderiam estar certas.
+ Alunos de academia perdem 500 kg e doam o dobro em alimentos para ONG Florescer
Somos todos humanos e, querendo ou não, vamos atrás da aceitação daquilo que as pessoas nos impõem, e sei lá. Mas eu tinha que tentar, porque sabia que se ficasse parado, nada, absolutamente nada, iria acontecer. Então, então eu fiz o mais difícil: aceitar que eu realmente precisava mudar meus hábitos. Ainda que pouco a pouco.
O mais importante, porém, e é o que quero deixar nessa mensagem para vocês, é ter MOTIVAÇÃO. Para que qualquer plano de emagrecimento dê certo, você precisa se motivar. Essa é a grande verdade. E eu tinha minha motivação, o que me ajudava a me manter focado. No fundo, eu sabia que, para alcançar meu objetivo, teria que passar por muitas tentações desafios e, também, frustrações. Mas, independentemente do que acontecesse, eu tinha em mente que tudo valeria a pena.
Foquei em melhorar a alimentação, deixar de lado os hábitos ruins e tentar ser saudável. Lá se vão dois anos e 80 quilos a menos sem nenhum procedimento cirúrgico. Tudo isso claro, recheado com muita história, muito aprendizado, muita renúncia, muita dor. Sabe… algumas vezes as pessoas não entendiam as minhas escolhas, mas para mim fazia (fez e faz) um enorme sentido, pois só eu sei o que eu queria e ainda quero.
Claro que é duro começar. E quando decidi entrar na academia, foi um choque. O instrutor me colocou para andar na esteira e, animado, eu quis aumentar um pouco a velocidade. Lembro que aguentei somente 2 minutos. Em paralelo às atividades físicas, passei a estudar um pouco sobre nutrição. Recomendo sempre buscar a orientação de um nutricionista, mas eu agi sozinho, montando minha própria dieta. Mas se tivesse seguido alguma orientação, talvez tivesse um retorno mais rápido e eficaz.
No início, fazia musculação três vezes por semana. Isso durou dois meses. Depois, comecei todos dos dias. Mas eu gostava de correr (veja, lembram que fiquei dois minutos na esteira?). Hoje, a corrida faz parte da minha rotina. Sigo treinos bem planejados e orientados. Melhorei muito desde quando fazia 2 minutos, agora já superei treinos de 3 horas de duração, se estendendo por 30 quilômetros. PS: Uma das minhas metas é correr uma maratona de 42 quilômetros e, no caso, irei disputar no dia 9 de abril de 2017 (Maratona Internacional de São Paulo).
Eu ainda não cheguei ao meu objetivo e não vou parar até conseguir. Hoje olho para trás e vejo tudo que já passei para chegar até aqui, e não desistirei.
Ainda preciso ganhar massa muscular e resolver um “probleminha” de excesso de pele que está sobrando e eu escondo #hahaha!
Mas a mensagem que deixo aqui é que, se eu consegui emagrecer 80 quilos, com dieta, musculação e corrida, qualquer pessoa pode também, desde que esteja disposta a sair da zona de conforto e começar a batalhar por aquilo que quer.
Minha dica é: Comece a caminhar/correr. Não importa a distância nem a velocidade, desde que comece.”
Lindo seu depoimento Lázaro, adoramos. Certeza de que irá motivar muitas pessoas.
Em tempo: se você quer me contar a sua história, me escreva: chrismartinez@butiquedeletras.com.br é muito legal compartilhar essas vitórias. Motivam as pessoas. Pra me seguir no Instagram: @blogvidaboa_
Um beijo, até mais.