Em tempos de crise: um dieta que cabe no bolso e prestigia o arroz com feijão
Como disse no último post, estou fazendo com as seguidoras do meu Instagram (@canseidesergorda_) um desafio de ficar sem enfiar o pé na jaca por quarenta dias (já foram seis #Ufa!), mas saquei que, obviamente, não dá pra ficar bancando comida de dieta “gourmet” nesses tempos de crise. É lindo montar um prato salpicado de chia, […]

Como disse no último post, estou fazendo com as seguidoras do meu Instagram (@canseidesergorda_) um desafio de ficar sem enfiar o pé na jaca por quarenta dias (já foram seis #Ufa!), mas saquei que, obviamente, não dá pra ficar bancando comida de dieta “gourmet” nesses tempos de crise. É lindo montar um prato salpicado de chia, só que o preço da caixinha oscila entre R$ 22,90 a R$ 37,00. Morango orgânico, então: cataploft, é de desmaiar. Então, pedi pra nutricionista Enedina Freitas, amiga de longa data desse nosso espaço, pra montar uma dieta saudável a um preço camarada e que vai te deixar em forma, mesmo sem ingerir os tais quitutes da moda.
+ Psicóloga se inspira no filho e emagrece 30 kg
Com ela, a palavra:
“Como seguir uma alimentação saudável nos tempos de crise? Já repararam que os alimentos recomendados por nós, nutricionistas, são um pouquinho (às vezes muuuuito) caros? Farinha integral, açúcar mascavo, açúcar demerara, os orgânicos e por aí vai… Estão pela hora da morte. Isso sem falar nas castanhas, nozes… Claro, sem desmerecer esses alimentos – pelo contrário, são ótimos – montei uma dieta pro blog Cansei de Ser Gorda que não leve suas contas nas alturas. Aliás, inclui no cardápio o famoso arroz com feijão, tido sempre como o vilão da dieta… Não é bem assim, quando consumido em pequenas quantidades.
+ Restaurantes bacanas que te ajudam a manter a dieta
O pobre arroz, inclusive, carrega o fardo de ser um carboidrato inimigo, assim como o feijão. Não é bem assim. A realidade é que ambos são alimentos ricos em fibras (em especial, o feijão). Por isso, há a vantagem do controle glicêmico, do perfil lipídico e da melhora do funcionamento intestinal, além da prevenção do câncer de cólon. E todos esses benefícios são potencializados quando esses dois alimentos fazem parte de um menu. As carnes magras, as verduras, as frutas são super bem vindas. E já que estamos no verão, vamos nos esbaldar nas saladas – que são refrescantes e nutritivas. As folhas, vejam só, garantem maior saciedade devido à enorme quantidade de fibras que contém, o que melhora – e muito – o funcionamento do intestino.
As frutas também devem fazer parte da sua alimentação. Escolha as da estação que, além de mais frescas, terão preços bemmm mais em conta. Além disso, elas são ótimas pra manter o corpo hidratado e, por serem doces, saciam a vontade de atacar um chocolate. Enfim, comer o velho e bom arroz com feijão, saladinha, legumes e uma fruta de sobremesa é tudo de bom. Enjoy!”
Observações:
– Não esqueça de beber água durante o dia. Para lembrar, deixe sempre uma garrafinha de água a vista.
– Coma sempre nos mesmos horários, devagar e preste atenção no que come.
– Respeite a quantidade e a qualidade dos alimentos permitidos.
– Evite ter em casa alimentos calóricos e pobres de nutrientes.
– Deixe sempre na bolsa, barra de cereais, biscoito integral (pacotinho de três unidades), ou se possível, uma fruta ou um iogurte desnatado. Deste modo, quando a fome bater, terá algo saudável para comer.